No Prefeito Presente, Ruiter ouve comunidade e determina ações para o bairro

No retorno do programa Prefeito Presente na manhã deste sábado, 30 de setembro, no bairro Pedro Ernesto Sassida, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira teve uma reunião com representantes da Associação de Moradores e lideranças comunitárias daquela localidade. O encontro contou com participação do vice-prefeito e diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Marcelo Iunes, e de todo o secretariado da Administração Municipal.

 

“Toda a estrutura da nossa administração está aqui. Queremos ouvi-los para que possamos realizar ações sintonizadas com os anseios de vocês, que moram aqui no bairro”, afirmou Ruiter ao abrir a reunião com a vice-presidente da Associação de Moradores, Bruna Pimenta e os líderes comunitários Pedro Santana, Vilber Ramão Sormoza, Adriana Helena Silva Camargo, Samuel Termoriori, Elinéia Ribeiro Bruno e Carlos Roberto Nunes Benevides.

 

Os moradores apontaram que entre o maiores problemas do bairro estão a inexistência de posto de saúde e escola. A localidade também ressente da falta de uma área para prática esportiva e lazer para crianças. A passagem, em maior escala, de caminhões-pipa nos horários de pico na via principal (avenida Nossa Senhora das Mercês) foi outra reivindicação da comunidade, que explicou que atualmente o veículo passa apenas uma vez por dia para molhar a rua. Outras duas solicitações foram melhorias na iluminação pública e a regularização da nomenclatura das ruas.

 

Durante a reunião foram apresentadas pelo Executivo Municipal soluções para resolução dos problemas elencados pela comunidade. Ruiter informou que o bairro vai contar com uma Unidade Básica de Saúde e que a construção da escola terá um projeto executivo encaminhado ao Governo Federal para que possa ter verbas incluídas no Orçamento da União para 2019.

 

O programa Geração Olímpica será implantado no bairro, inicialmente com futebol, para atender as crianças. De acordo com o vice-prefeito, no ano que vem o campeonato amador também será realizado no bairro Padre Ernesto Sassida e há previsão de instalação de parque esportivo com pista de caminhada, academia ao ar livre e quadra poliesportiva.

 

A partir da próxima segunda-feira, 02 de outubro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos os caminhões-pipa vão passar com maior frequência na principal via de acesso ao bairro, minimizando o problema da poeira. Antes da implantação da iluminação pública com LED, o Município vai recuperar alguns pontos problemáticos da região. 

 

No que tange à nomenclatura das ruas, os moradores foram informados que as vias do bairro estão cadastradas por ordem alfabética e que podem ser devidamente regularizadas por meio de projeto de lei a ser apreciada pelo Legislativo Municipal. Reunião com equipes da Secretaria de Infraestrutura vai tratar a questão.

 

Às lideranças comunitárias, Ruiter explicou que as obras de drenagem e pavimentação do bairro serão executadas com recursos do Município – via financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) – em parceria com o Governo do Estado. “Inicialmente, os recursos do Fonplata não contemplavam o bairro Padre Ernesto, mas fizemos remanejamento de recursos para que o bairro fosse atendido, sendo que a maior parte é de recurso municipal”, disse o prefeito.

 

Reunião proveitosa

 

 Para a vice-presidente da Associação de Moradores, a reunião mostrou que o futuro do bairro – onde vivem 1200 famílias – vai ganhar em qualidade de vida. “Estão vindo várias coisas aqui para o bairro e a gente fica feliz. Não temos nada e o tudo o que vier vai melhorar muito, tem a pavimentação em 100% do bairro e isso vai ajudar muito”, disse Bruna Pimenta.

 

Na avaliação do chefe do Executivo corumbaense, a reunião com moradores e lideranças foi extremamente “proveitosa”. O encontro mostrou algumas situações pontuais que serão trabalhadas pelo Município e apontou que as maiores preocupações daquela comunidade serão cobertas pelas ações anunciadas pela Prefeitura.

 

“Apontaram algumas situações que podem ser melhoradas e nós acatamos e vamos repassar a equipe. Algumas prontamente já serão feitas, como o carro-pipa passar com maior frequência e de recuperar alguns pontos de iluminação pública. As grandes reivindicações e anseios estão definitivamente cobertos pelas ações que hoje anunciamos aqui. Tenho certeza que assim’, que estiverem prontas, teremos um novo bairro Padre Ernesto Sassida em Corumbá”, finalizou o prefeito.

 

Serão aplicados mais de 21 milhões de reais em obras no bairro Padre Ernesto Sassida, em investimentos do Governo do Estado e Prefeitura de Corumbá. A retomada do Prefeito Presente integra o calendário de eventos dos 239 anos de fundação de Corumbá.

Skip to content