O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira convocou 25 aprovados da área de Saúde nos concursos públicos para a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) e para cargos efetivos da carreira Saúde Pública (níveis médio e superior) do quadro de pessoal do poder Executivo de Corumbá.
As portarias “P” N° 602 e “P” N° 603 – ambas de 1° de setembro de 2017 –, com as respectivas convocações, foram publicadas na edição desta segunda-feira, 04 de setembro, do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ).
São 10 aprovados no concurso para a função de Agente Comunitário de Saúde, referente ao Edital n° 01/01/2015, de 15 de abril de 2015. Outros 15 convocados referem-se ao Edital nº 01/01/2014, de 25 de julho de 2014, que foi prorrogado pelo Edital n° 01/21/2014, de 17 de outubro de 2016.
O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira disse que a convocação busca fortalecer o atendimento em saúde no município, o que é uma preocupação contínua do Executivo Municipal. “Estamos compondo as equipes com profissionais das áreas, garantindo cada vez mais qualidade ao serviço de saúde”, disse. Ruiter destacou que como há concurso público vigente, a Administração Municipal cumpre os dispositivos legais com essa nova convocação.
Do Edital n° 01/01/2015, de 15 de abril de 2015, foram convocados 10 Agentes Comunitários de Saúde. Eles serão lotados nos seguintes Equipes de Saúde da Família (ESF): ESF Aeroporto I, ESF Ênio Cunha I, ESF Gastão de Oliveira I, ESF Humberto Pereira, ESF Luís Fragelli, ESF Pedro Paulo II e ESF Tamarineiro.
Do Edital nº 01/01/2014, de 25 de julho de 2014, que foi prorrogado pelo Edital n° 01/21/2014, de 17 de outubro de 2016, foram convocados aprovados para: Enfermeiros; Fiscal de Vigilância Sanitária – Enfermeiro; Enfermeiro – Saúde Mental; Enfermeiro – Urgência e Emergência; Fonoaudiólogo; Psicólogo e Técnico de Serviços de Saúde – Atendimento e Recepção.
Profissional adequado para cada o setor
O secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, explicou que a lotação dos convocados deve acontecer no começo de outubro. “Os trâmites legais são de trinta dias para preenchimento de documentação, posse e já começar a trabalhar”, disse.
“Estão sendo convocados agentes comunitários que atuarão espalhados por toda Corumbá. Enfermeiros para atividades em unidade de saúde da família; um profissional de enfermagem para atuação na vigilância sanitária; um enfermeiro para saúde mental, para trabalhar nos CAPS, e um para atuar no módulo de emergência e urgência que compõe a nossa rede de SAMU, UPA e Pronto-Socorro. Também chamamos um profissional fonoaudiólogo, um psicólogo e seis técnicos de recepção para atuação nas unidades básicas fazendo a recepção dos nossos munícipes”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Saúde.
Além de promover o correto funcionamento dos serviços de saúde com o profissional adequado para cada o setor; garantir que os serviços funcionem adequadamente para a população, o Executivo Municipal ainda vai ampliar o trabalho preventivo.
Os novos agentes comunitários de saúde vão atuar diretamente na promoção e prevenção, mapeando e encaminhando aos serviços de saúde do município. Com os 10 novos agentes comunitários de saúde, por exemplo, será possível atender preventivamente cerca 1,5 mil famílias no município, considerando que cada agente assiste a 150 famílias, em média.
Rogério Leite destacou que a administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira tem preocupação constante em “oferecer o melhor atendimento para a população, em todas as frentes de atuação da Saúde Pública”. Ele destacou que a medida busca “preencher todas as equipes com profissionais para que assim, o Município, possa realizar atendimento cada vez melhor à população. É a segunda convocação de aprovados em concurso público feita pelo prefeito Ruiter, a primeira foi no final de março”, ressaltou.
Bairro Padre Ernesto Sassida
Por outro lado, o secretário de Saúde informou que o Município inicia nesta semana o atendimento para moradores do bairro Padre Ernesto Sassida em horário especial na Unidade Básica de Saúde da Família Gastão de Oliveira, no bairro Maria Leite. “A partir de segunda-feira, dia 04 de setembro, teremos a unidade Gastão de Oliveira funcionando das 17h às 21 horas para sediar a cobertura da Unidade de Saúde da Família do bairro Padre Ernesto Sassida. Essa população não estava sendo assistida, com uma equipe para ela. Agora, estamos viabilizando o atendimento a essa comunidade”, informou ao destacar que o Executivo Municipal trabalha na elaboração de licitação para construção de uma unidade saúde da Família dentro do bairro Padre Ernesto Sassida.
Para conferir a lista com a relação dos convocados acesse o Diário Oficial do Município de Corumbá.