Em parceria com Funtrab, Município atua na reinserção ao mercado

Parceria da Prefeitura Municipal com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) trouxe a Tenda do Trabalhador para Corumbá. A estrutura, montada na rua 13 de Junho número 1213, em frente à Casa do Trabalhador presta atendimento as pessoas que buscam a reinserção no mercado de trabalho. A ação vai até a quinta-feira, 05 de outubro. O atendimento acontece das 08h às 17 horas.

 

“É uma ação em parceria da Prefeitura com a Funtrab, dentro da Semana do MEI (Microempreendedor Individual) iniciada na sexta-feira passada. Trouxemos a Funtrab para essa oferta de mão-de-obra para inserção no mercado. Temos a função de fomento, de reunir qualificação, treinamento e cursos com o Sebrae. Na outra ponta juntamos a geração de emprego e renda com a Funtrab. Você traz a pessoa desempregada para uma formalização com treinamento e a leva para a introdução no mercado de trabalho. Hoje, dentro da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural conseguimos alavancar as duas frentes. Trabalhamos tanto com a pessoa que quer ser empreendedora empresária como com aquela que busca o mercado trabalho”, destacou o secretário titular da pasta Renato dos Santos Lima, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na solenidade de abertura da ação.

 

Renato afirmou que o trabalho em parceria é uma ação constante da Prefeitura de Corumbá. “Nosso foco é a parceria constante, sempre com objetivo de geração de emprego, renda, aumento do PIB municipal, aumento da geração de receita e do volume de renda”, disse.

 

Diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Wilton Acosta, afirmou que sem o apoio da Prefeitura seria “praticamente impossível” trabalhar na ligação empresário-trabalhador em Corumbá. “Estamos trazendo para Corumbá para reestruturar a Casa do Trabalhador e trazer visibilidade para a importância dos serviços que oferecemos. A Casa é o elo entre o empregador e o trabalhador. Sem ajuda do Município seria praticamente impossível cumprir nosso papel de atendimento ao trabalhador e empregador”. 

 

Wilton disse que nestes dois dias de permanência da Tenda do Trabalhador em Corumbá é importante que trabalhadores e empresários procurem a Funtrab. “Tanto para o trabalhador como para empregador é importante. Às vezes o empregador não consegue o trabalhador no perfil que ele deseja. O empregador tem dificuldade e o trabalhador também. A casa do Trabalhador une as duas pontas. É a porta da esperança para aquele que está desempregado. Nosso esforço é para que todos que venham consigam uma vaga, mas se não conseguir hoje, provavelmente é porque as informações disponíveis não cruzaram com o perfil dele. O importante é que façam o cadastro e na medida em que as vagas vão entrando, automaticamente o sistema separa e a Casa entra em contato e faz o encaminhamento. É fundamental fazer o cadastro”, finalizou.

 

A Tenda do Trabalhador é uma ação por meio da qual a Fundação do Trabalho desloca equipe de servidores tanto a bairros da Capital como a outros municípios para prestar atendimento às pessoas que, normalmente, enfrentam dificuldades para se dirigir até a Casa do Trabalhador para encaminhar suas demandas.

 

A Prefeitura de Corumbá está oferecendo os seguintes serviços: orientações sobre empreendedorismo; corte de cabelo; cadastro único; carteira interestadual do idoso (deficiente); desconto na tarifa social de energia; orientações para isenção nas taxas de inscrição de concursos e sobre a carteira do idoso; orientação e encaminhamento do passe livre intermunicipal; segunda via da certidão de nascimento e orientação sobre o Acessuas Trabalho.

 

A ação conta com a parceria das Secretarias Municipal de Assistência Social, Indústria, Comércio e Produção Rural, Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. Com informações da Assessoria de Comunicação da Funtrab.

Skip to content