IV Conferência de Promoção da Igualdade Racial acontece dia 10 de outubro

A IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Corumbá acontece no dia 10 de outubro, às 7h30, no auditório da Unidade III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), localizado no Porto Geral.

 

O evento é promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos. O tema da Conferência será “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça desenvolvimento e igualdade de direitos”.

 

Sancionada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira em 2008, a Lei Municipal nº 2.084 instituiu como feriado municipal o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Segundo Ruiter, a Lei Municipal é “uma justa homenagem aos negros, que compõem aproximadamente 70% da população de Corumbá”.

 

A data busca a “conscientização e reflexão de todos sobre a importância da cultura do povo africano na formação da cultura nacional”. Com a instituição do feriado municipal do Dia da Consciência Negra, Corumbá segue exemplo de cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo que já celebram a data.

Skip to content