Município repassa R$ 200 mil em recursos do FMIS para APAE

Após visitar a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na manhã desta terça-feira, 03 de outubro, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira formalizou repasse de R$ 200.116,50 para a instituição. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (FMIS).

 

“Vamos utilizar para a pintura de todo o complexo da APAE, da quadra e das áreas saúde, assistência social e escolar. Todo o complexo da APAE será contemplado com esse projeto Colorindo Sonhos”, explicou o diretor-administrativo da APAE, Milton Carlos de Melo, informando que a instituição atende 181 alunos. O presidente da APAE Corumbá, Manoel Ferreira dos Santos também acompanhou a visita do prefeito.

 

Ele destacou o apoio dado pela Prefeitura a APAE de Corumbá. “É um apoio do prefeito que nos prestigia desde a inauguração desta sede em 2005. O prefeito Ruiter sempre foi um apaeano [pessoa que ajuda, auxilia ou participa do movimento das APAEs]. Temos convênio como Ministério da Saúde para atendimento de 400 usuários e atendemos 750 e para 2.800 atendimentos e fizemos 5.500, tudo isso por mês. Graças ao apoio do poder público municipal conseguimos manter esse  serviço”, explicou o diretor-administrativo.

 

Depois de visitar e conhecer detalhadamente os serviços prestados pela APAE, Ruiter destacou a importância da instituição na região. “Fazem uma ação incrível, com um público especial, dispensando atenção e carinho no tratamento e atendimento. No começo da minha primeira gestão [em 2005], estive na APAE celebrando compromisso e pactuando nosso alinhamento em fazer o máximo possível para a instituição. Sabemos a finalidade da APAE e entendemos que é necessária apoiá-la. Hoje, inúmeros serviços são realizados por ela e auxilia muito a rede pública. A APAE transcende o seu papel e é uma parceira importante do setor público naquilo que não conseguimos atender. O recurso empregado aqui vai ser muito bem aplicado”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.


A instituição em Corumbá

 

A APAE de Corumbá completará 46 anos de existência no dia 09 de novembro. A entidade foi fundada em 1971, pelo casal Antônio Pedro de Barros e Odilza Miranda de Barros. Eles perceberam a necessidade de atendimento qualificado devido ao nascimento de um filho.

 

São dois turnos de serviços voltados às pessoas com deficiência intelectual, porém devido aos agraves que a deficiência intelectual gera, causando outras deficiências múltiplas, a instituição acaba por atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 

A APAE oferece ainda unidade educacional, com educação infantil, além do ensino fundamental de 1º e 2º anos. Há também o atendimento clínico. São oferecidos tratamentos com psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais, além de atendimento médico.

 

O objetivo principal da APAE é promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade.

Skip to content