Município vê no trabalho de agentes comunitários ligação com comunidade

O secretário Municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite, destacou o reforço que a Saúde Pública de Corumbá ganha com a convocação de 10 aprovados no concurso para a função de Agente Comunitário de Saúde (ACS), referente ao Edital n° 01/01/2015, de 15 de abril de 2015. “Temos 175 agentes e estamos efetivando mais 10, vamos ficar com quase 190 agentes trabalhando, atendendo a população e vendo a real necessidade de cada localidade, comunidade”, disse ao destacar que o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi celebrado em 04 de outubro. 

 

Rogério Leite destacou que o agente comunitário de saúde é “uma peça fundamental e importante para todo o processo da Saúde Pública. Os agentes são a primeira ponte entre o cidadão e a saúde do município. Fazem a interlocução da real necessidade do cidadão na esfera da saúde municipal”, afirmou o secretário ao enfatizar que o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira reconhece a “essência do serviço” desses profissionais.

 

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

 

O Agente Comunitário de Saúde tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade. Entre as principais funções do agente está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.

 

Conhecer a realidade, envolver a equipe de saúde e a comunidade na busca de recursos e estratégias que possibilitem superar essas situações são atitudes muito importantes que podem ser desencadeadas pelo agente, repercutindo na mudança da qualidade de vida e no aumento de oportunidades para essas pessoas na construção de uma comunidade mais solidária e cidadã. O Agente de Saúde auxilia na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. Comprovadamente, o atendimento realizado de maneira mais humanizada traz melhores resultados para a saúde da população, pois favorece o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional e usuário, aumentando vínculo e a adesão ao tratamento. Com informações do Ministério da Saúde e Blog da Saúde.

Skip to content