A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) está preparando Corumbá para o período de chuvas, previsto para começar nos últimos dois meses do ano. Servidores estão realizando limpeza de galerias e manilhamento há quase dois meses. O objetivo é preparar as redes de drenagem urbana para o recebimento de chuvas, já que, quando encontram galerias ou redes de drenagem entupidas, as águas pluviais causam transtorno à população.
“Nós solicitamos à população para colaborar e não jogar lixo na rua, esperar o caminhão coletor que passa periodicamente, é só aguardar. Infelizmente, a gente ainda vê muito lixo, muitas sacolas plásticas jogadas na cidade e, com a chuva, automaticamente isso vai direto para as bocas de lobo, entupindo a rede de drenagem. Acaba que o prejuízo vai para o próprio munícipe”, afirmou Ricardo Ametlla, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
De acordo com Ametlla, os servidores do município têm encontrado todo tipo de lixo nos bueiros por toda a cidade. Sacos plásticos, pneus, brinquedos, móveis e eletrodomésticos já foram achados. “É lamentável , mas estamos fazendo esse trabalho preventivo com equipe própria da Secretaria para que a gente consiga amenizar a situação quando chegar as chuvas. É bom lembrar que o destino final de todas as águas pluviais de Corumbá é o Rio Paraguai e, caso esses resíduos passem pelas tubulações, com certeza serão lançados no rio”, disse o secretário.
O engenheiro pediu ainda que, ao detectar algum entupimento em caixas ou galerias, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos pelos telefones 3234-3509 e 3234-3486. O serviço de limpeza nas galerias já passou pelos bairros Generoso, Dom Bosco, boa parte do Centro e deve continuar em toda a cidade. A previsão é que o serviço já tenha sido realizado por toda a malha de drenagem urbana no final de outubro.