CRAS I integra roteiro de aulas gastronômicas do Fegasa 2017

Emerson Aguirre cozinha há dez anos, passando por diversos buffets renomados em Brasília. Mudou-se para São Paulo para estudar gastronomia e voltou para Corumbá por “acreditar que as pessoas têm nas próprias mãos algo poderoso eu fiquei em Corumbá para ajudá-las a descobrirem o seu talento”.

 

O chef ladarense não tinha a intenção de permanecer na região e acabou mudando de meta ao ser impactado com o conselho que recebeu de um cliente, para quem organizava um jantar em casa. “Basicamente, eu comentei sobre a minha vontade de sair, de projetar a minha carreira fora de Corumbá e Ruiter, que era o responsável pelo evento, me lançou uma questão – você é da nossa terra e ainda assim quer ir embora? – isso me fez pensar e, ele realmente tinha razão”. 

 

Com o mercado da gastronomia em alta, surgem entusiastas que cozinham por prazer e, muitas vezes, acabam descobrindo a vocação e entrando no mercado. “Eu concordo com o chef Fernando Mack, que fala que os melhores cozinheiros ainda não estão no mercado, pois quem se aventura, mesmo sem experiência, está experimentando. Eu tiro o chapéu para quem tem coragem”, comenta.

 

Com essa proposta, ele foi convidado pelo Fegasa 2017 a apresentar um prato de baixo custo, com produtos acessíveis e que pudesse ser comercializado para as pessoas que são atendidas pelo CRAS I. “Em cima dessa orientação, criamos o Petit Gateau de carne de sol que vai mandioca, parmesão, carne de sol, cebola, alho, requeijão, manteiga, ovo, pimenta biquinho, sal e salsa”, resume.

 

A dona de casa Valdenice Ferreira Gomes participou da aula e se interessou pelo prato para fazer para a família no natal. Já Silvia Maria Campos da Guia, também dona de casa, pretende oferecer sob encomenda.  “O prato é prático e gostoso e eu amo cozinhar, então se surgir a oportunidade, eu quero comercializar sim”, anima-se. 

 

Lidiana Veridiana de Melo é psicóloga do CRAS I e trabalha com crianças de zero a treze anos. Ela informa que a atividade compõe o calendário de ações desenvolvidas pelo CRAS e contribuem com o fortalecimento das famílias. “Alguns pais das crianças que atendemos participaram da aula, tanto para aprender uma ocupação quanto para desenvolver uma atividade que pode ser realizada em casa, fortalecendo assim, o vínculo familiar”.

 

Para participar das atividades do CRAS I é preciso ter o Cadastro Único (que pode ser feito no próprio CRAS) e morar na região de atuação do Centro. Excepcionalmente no mês de dezembro, vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 9h30 às 15h30. Para conhecer as demais atividades desenvolvidas no CRAS I basta ligar no 3907-3907-5301.

 

Serviço

 

O Fegasa 2017 segue com a programação nesta quinta-feira na Arena Gastronômica, em frente ao Sindicato Rural de Corumbá com a Feira do Produtor e, às 15h30, eleição do melhor prato do Circuito Gastronômico. Às 17h30, haverá apresentação com o mixologista Fábio Kojak, sobre “O mercado atual da coquetelaria no Brasil e suas possibilidades”. O mixologista é o profissional que aplica técnicas da gastronomia no preparo de bebidas, trazendo para suas taças xaropes, caldas, espumas e outras criatividades. Às 18h30 tem “Peixe seco de varal” com o chef Eudes Assis e “Creme castanha do Brasil e aroma de baunilha do Cerrado” com Fernando Mack. A quinta-feira encerra com aula show de “Bacalhau no urucum da casa da fazenda”, com Ivan Achcar.

 

Na sexta-feira, 1º de dezembro, haverá visita ao frigorífico de jacarés Caimasul, às 08h30, e Petit Gateau de Carne Seca no CRAS 2, às 09 horas. A tarde começa com oficina kids de pizza doce e salgada, às 13 horas, na Arena Gastronômica, com o chef Marlon Libório, voltado a crianças. Tem cozinha árabe com Edu Rejala, às 14h15, e mesa redonda no auditório do Sindicato Rural, às 15 horas. Logo em seguida, aula show “Tapi’i Xanena Momo’on (galinha com guariroba)” com o chef Kalymarakaya. “Brownie com creme gelado de bocaiúva” será apresentado por Antônio Luís, às 17 horas.

 

A sexta-feira será encerrada com jantar beneficente, às 20 horas, no Barco Kayamã 5 estrelas, com os chefs Gabriel Matteuzzi, Guilherme Vinha e Felipe Caran. “O jantar beneficente é assinado por três chefs e organizado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) com apoio da Fundação de Turismo do Pantanal. Os recursos provenientes do jantar serão destinados à pediatria da Santa Casa de Corumbá. Os convites são limitados e estarão à venda a partir de amanhã, em local que será divulgado”, explicou Viviane Neves.

 

O VI Fegasa será encerrado no sábado, dia 02 de dezembro, com todas as atividades na Arena Gastronômica. Às 09h tem oficina kids “Hi-Hi” de bolinho de mandioca envolto em folha de bananeira. Às 10h15 tem “Nhoque de banana da terra com surtum bovino desfiado na cerveja” e, logo depois, oficina de peixe no “papilote”. Às 14 horas acontece a final do concurso “Mestre Pantaneiro”. Às 16 horas, aula show de “Mujica de jacaré com mandioca e banana da terra” será ministrada pelo chef Felipe Caran. Antônio Luís vai comandar a oficina “Focaccia com queijo Nicola e ervas”. Cozinha peruana – Papas a la Huancaina será com o chef Emerson Aguirre, às 18h. O mixologista Fábio Kojak ministra outra aula show, dessa vez com tema “Introdução a Coquetelaria Orgânica de Resultados (Apothecario­)”, às 19h.

 

Todos os dias haverá praça de alimentação das 17h às 23h30 com participação de Iris Doces, Baú dos Sabores e Saltenharia do Nandinho.

Skip to content