Fórum Perinatal discute Rede Cegonha em Corumbá

A Prefeitura Municipal promoveu nesta quinta-feira, 30 de novembro, o ‘1° Fórum Perinatal Regional’. Realizado no Centro de Convenções, o evento discutiu o tema: “Rede Cegonha em Corumbá”. “Este Fórum é importante para que tenhamos como objetivo a implantação da Rede Cegonha em nosso município, assegurando o atendimento integral à relação materno-infantil”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite. “Precisamos assegurar atendimento às nossas gestantes e puérperas, que acabaram de ter o bebê e muitas vezes não têm atendimento nas suas unidades por falta de conhecimento de que tem o serviço”, completou.

 

O secretário de Saúde destacou que o Município vem reduzindo significativamente os índices de mortalidade materno-infantil. “Nosso índice antes estava muito alto com relação a mortalidade materno-infantil. Esse ano não tivemos nenhuma morte”, afirmou apontando que o fortalecimento do atendimento às gestantes nas unidades de saúde e a atuação dos médicos e demais profissionais da Saúde levaram à redução.  “É uma discussão buscando negativar os índices, deixar sem casos”, complementou Rogério Leite.

 

Durante o ‘1° Fórum Perinatal Regional’ foram apresentadas palestras abordando questões relacionados ao parto humanizado; Rede Cegonha em Corumbá e Comitê de Mortalidade Materna e Infantil de Corumbá

 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

Tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

 

São quatro os componentes da Rede Cegonha: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico (transporte sanitário e regulação). Com informações do Ministério da Saúde.

Skip to content