Prefeitura oferece curso gratuito de Linux para professores da Rede Municipal

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferecerá aos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), o curso do Sistema Operacional Linux Educacional 5.0 (última versão lançada – plataforma Ubuntu), com carga horária de 40, sendo 30 horas presenciais e 10 horas a distância, no período noturno.

 

A proposta do Núcleo de Tecnologia Educacional Corumbá (NTEC), responsável pela capacitação, é atualizar o conhecimento dos professores da Rede Municipal nesse sistema operacional, considerando que as Salas de Tecnologia das Escolas possuem este sistema operacional instalado em seus equipamentos. 

 

O curso ocorrerá no período de 16 a 30 de novembro, das 18h às 21h, no NTEC, localizado na rua Delamare, 1557, Centro. Os interessados poderão efetuar inscrição por meio de telefone (3907-5449) ou por e-mail do NTEC (ntec@corumba.ms.gov.br) informando o nome, nome da escola em que trabalha e telefone para contato.

 

A plataforma Ubuntu, ligada ao Linux, tem a vantagem de ser mais segura, consumindo menos memória do computador, o que oferece muitas vantagens para uso pedagógico. A família Linux Educacional possui várias versões, disponibilizadas pelo MEC para atender as escolas no seu fazer pedagógico com uso da tecnologia.

 

A mais atual, a 5.0, possui inúmeras ferramentas pedagógicas para serem trabalhadas com os alunos, como mapas, jogos matemáticos, ferramentas de desenho, reprodutor de mídias e o editor de texto gratuito, o Libre Office.

 

A versão 5.0 foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Eduacional. 

Skip to content