Jornalista corumbaense lança primeiro livro em sua terra natal

Com 43 anos de profissão e depois de trabalhar em diversos veículos de comunicação locais e nacionais, o jornalista e radialista corumbaense Edson Moraes ingressa no campo da literatura. Perto de completar 63 anos de idade, ele cedeu ao que classifica de “pressão irresistível” da família, amigos e leitores. E venceu a resistência que tinha à ideia de publicar suas criações literárias, que incluem poesias, crônicas, contos, artigos de opinião, reportagens e experiências que marcaram sua vida.

 

Edson Moraes debuta como escritor com o livro de poesias “Bugre Rima com Estrelas”. Prestigiado por várias personalidades do universo intelectual, cultural e políticos, o primeiro e concorrido ato de lançamento agitou na sexta-feira, 1º, a emblemática Livraria Le Parole, em Campo Grande, onde reside desde 1978. Depois, houve lançamento em Bonito e agora, dia 15 de dezembro, será em Corumbá, na Casa do Dr. Gabi.

 

O escritor diz que a cidade onde nasceu é seu principal marco referencial nas atividades que abraçou com visão humanista: o jornalismo, a literatura e o ativismo político. Ele destaca ainda a felicidade da Prefeitura e do presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Mário Cambará, na escolha da casa do Dr. Gabi para o lançamento do livro. “Tive uma profícua e enriquecedora intimidade com aquela casa e o Dr. Gabriel Vandoni de Barros. Quando abri com o Manoel Joaquim Gomes o jornal ‘O Tempo’, Dr. Gabi foi mais que um mecenas. Ele nos arrebatava com o proseio, as histórias e o olhar privilegiado de quem deu sua vida à manifestação das grandes riquezas humanas, como a literatura e o conhecimento”, lembra.

 

 “O que sou é a essência de ser, essência plasmada na corumbanidade”, define. E essa “corumbanidade”, segundo Edson Moraes, explica o título do livro e seu conteúdo, numa via de apelo à convivência humana enraizada no respeito entre as pessoas, na prática do perdão e da tolerância, na afirmação da justiça e das liberdades.  O título “Bugre Rima com Estrelas” reverbera identificações do poeta com o lugar onde nasceu: Corumbá.

 

Na descendência de misturas raciais e étnicas (índios, negros e ibéricos), Edson Moraes defende a requalificação substantiva do vocábulo “bugre”, criado pelos colonizadores com sentido pejorativo para segregar os povos originários (índios).  Entre os anos 1930-40 o poeta simbolista corumbaense Pedro de Medeiros contou, em um poema, a versão dos índios bororo para o surgimento de Corumbá, que seria, de estrelas atiradas por Deus no espaço, a única que chegou à terra e se transformou numa cidade. O nome desse poema é “Lenda Bororo”. 

 

Com chancela da BibliosEditora, “Bugre Rima com Estrelas” tem 44 poesias, é prefaciado pelos escritores Sylvia Cesco e André Luiz Alvez e tem apresentações do cineasta Joel Pizzini, do músico e intérprete Geraldo Espíndola, da ativista ambiental Míriam Duailibi, da produtora de conteúdo Mara Silvestre e do ator Chao Chen.

 

SERVIÇO

Evento: Literário

Fato: Lançamento do livro “Bugre Rima com Estrelas”

Gênero: Poesia

Autor: Edson Moraes

Data: 15 de dezembro de 2017

Horário: 19h30

Local: Casa do Dr. Gabi

Contatos do autor: (67) 9 9163-0107 (com zap) e (67) 9 9647-1007

Emailedsonjor@gmail.com

Skip to content