O prefeito Marcelo Aguilar Iunes recebeu em seu gabinete representantes da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) e da Agência Municipal de Segurança Pública (Ageseg) para discutirem ações no comércio. A reunião aconteceu na manhã de sexta-feira, 08 de dezembro. Remanejamento de ambulantes da área central, estacionamento rotativo e organização da Casa do Empreendedor foram assuntos abordados.
Conforme deliberação do prefeito, a processo de realocação de ambulantes teve início neste sábado, 09 de dezembro. Através de diálogo com representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, aos ambulantes foi oferecido dois espaços onde poderão atuar: na rua Venceslau, entre a 7 de Setembro e 15 de Novembro, ou na praça em frente ao Estádio Arthur Marinho.
“Não se trata de tirar o trabalho de ninguém. Apenas estamos organizando o comércio, valorizando empresários legalizados que pagam seus impostos e contribuem com o desenvolvimento da cidade. Não é justo que esses comerciantes, que por lei não podem sequer ocupar os espaços onde os ambulantes se instalam, percam clientela por causa dessa concorrência injusta. O que a Prefeitura pode fazer para ajudar o comércio ela está fazendo. Cabe agora à Receita Federal realizar a fiscalização do trabalho desses ambulantes”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
Durante a reunião, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Renato Lima, deixou claro que a Secretaria oferece oportunidade para esses comerciantes saírem da informalidade.
Na ocasião, foi discutido também o projeto da Casa do Empreendedor. A ideia é organizar um espaço único que centralize informações e serviços relacionados a novos empreendimentos no município. Visa também ao atendimento específico ao empreendedor já formalizado, seja micro, pequeno, médio ou grande. A finalidade também é integrar a Secretaria de Indústria, Comércio e Produção Rural com outros parceiros que trabalham com fomento econômico na cidade. A Casa contaria com parceria da ACIC, do Sindivarejo e do Sebrae.
Estacionamento rotativo
Para dinamizar o fluxo de veículos no comércio, oferecendo aos empresários mais chances de vendas de produtos e serviços e ao consumidor mais conforto e possibilidade de compra, entrou em fase de projeto a ideia do estacionamento rotativo. De acordo com Paulo Guilherme de Arruda, diretor-executivo da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), o termo de referência está sendo elaborado para iniciar processo licitatório no próximo ano. Conforme ele, há uma necessidade real em Corumbá da implantação desse sistema rotativo na área central da cidade. As ruas que vão fazer parte do projeto estão sendo analisadas.
O presidente da ACIC, Lourival Vieira, e mais dois representantes da diretoria da Associação também estiveram presentes à reunião, como também o diretor-executivo da Ageseg, tenente-coronel Freitas, responsável pela ação de realocação de ambulantes. O economista Raul Castelão, gerente da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, também esteve presente.