Município encaminha pacientes para cirurgia de catarata em Campo Grande

Quarenta e oito pacientes oftalmológicos da Rede Municipal de Saúde foram encaminhados para Campo Grande onde passarão por procedimento cirúrgico para correção de catarata, que estão sendo realizadas no Hospital de Câncer Alfredo Abraão. As cirurgias integram um mutirão promovido pelo Governo do Estado direcionado aos pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Todos os pacientes de Corumbá estão com acompanhantes e fizeram a viagem em dois ônibus da Secretaria Municipal de Saúde. Um técnico de enfermagem do Município também seguiu viagem. Os veículos deixaram a cidade na noite da terça-feira, 26 de dezembro, com destino à capital sul-mato-grossense. Lá, eles contam com total suporte da Prefeitura de Corumbá, que destinou servidores para acompanhamento dos pacientes. 

 

 

Coordenadora da Central de Regulação, Mariluce Leão, explicou que o Município trabalha para reduzir e zerar a fila de espera para esse procedimento. Ela também informou que a ação é uma parceria do Governo Estadual com o Município. 

 

 

“É um mutirão do Estado que disponibilizou 150 vagas para Corumbá. Fomos informados da disponibilização das vagas na sexta-feira passada [dia 22 de dezembro]. Temos em média 200 pessoas na fila de espera, aguardando essa cirurgia, conseguimos alcançar 48 pacientes. Foram triadas quatro listas [de espera] referentes a julho, agosto, setembro e outubro. Havendo um novo mutirão seguiremos a ordem novembro e dezembro”, explicou a coordenadora da Central de Regulação.

Skip to content