Prato de pintado com camarão é o vencedor do 1º Circuito Gastronômico do Fegasa

“Pintado a la Glória” foi o prato vencedor do 1º Circuito Gastronômico do Fegasa. A avaliação do corpo técnico do VI Festival Gastronômico Sabores das Américas aconteceu na tarde de quinta-feira, 30 de novembro, no auditório do Sindicato Rural. Durante os doze dias do Circuito, doze estabelecimentos ofereceram pratos especiais com ingredientes regionais que foram avaliados pelos clientes. Os itens analisados pelo júri foram harmonia de sabor e textura, criatividade, técnica utilizada e apresentação (estética). Dois chefs de cozinha, um jornalista, um representante da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico e um membro do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) compuseram o júri.

 

“O Circuito foi muito importante. Conseguimos valorizar os restaurantes, como também os nossos ingredientes locais. Com isso, conseguimos fomentar a nossa gastronomia que é tão rica. Vejo a iniciativa com saldo bastante positivo. Envolver esses estabelecimentos e também essa demonstração com os pratos acabou movimentando a gastronomia dentro da cidade”, afirmou Viviane de Arruda Neves, gerente de programas de desenvolvimento de turismo da Fundação de Turismo do Pantanal.

 

Participaram do Circuito restaurantes, lanchonetes, pizzarias e food trucks. O objetivo do evento foi o aprimoramento das técnicas gastronômicas, fomento à utilização dos ingredientes locais e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação do sabor e da apresentação dos pratos inscritos pelos estabelecimentos comerciais participantes. Os cozinheiros tiveram total liberdade de criação de suas receitas, e teve como obrigatória a inclusão na receita de no mínimo um insumo que seja componente característico da culinária pantaneira.

 

Proprietária do Glória Grill, restaurante vencedor, Flávia Cristina Barbosa Pedroso afirmou que foi a primeira vez que o estabelecimento participou de um evento como este. “A gente fez a inscrição, sentamos eu, meu esposo e o cozinheiro, pensamos bastante e chegamos ao acordo para fazermos esse prato. O peixe é um prato que sai bastante em nosso restaurante. Foi um pouco complicado misturar os sabores porque cada um queria de um jeito, mas entramos em um acordo”, explicou Flávia. O prato do festival ainda está no cardápio do restaurante. “Ele está sendo bem pedido e vai continuar no cardápio, enquanto as pessoas continuarem pedindo. É bom a gente ter esse tipo de concorrência na cidade porque nos estimula a trabalharmos os vários sabores que existem aqui”, disse.

 

Depois de várias edições acompanhando o Fegasa, a jornalista Lívia Gaertner foi dessa vez jurada do Circuito. “Eu achei interessante porque foram vários estabelecimentos que participaram de nichos diferentes da gastronomia utilizando ingredientes bem diversificados, optando por peixes e principalmente jacaré, o que foi bem notado. Foi interessante como cada um trabalhou em seu estilo próprio, uns mais tradicionais outros mais ousados. Uns usaram leite de coco, brincaram com a acidez do limão. Como a chef Dedê Cesco falou, temos que colocar cada vez mais em evidência o que a gente tem aqui porque quando convivemos com esses elementos o tempo todo, como o peixe, a não valorizamos”.

 

Para Lívia, os chefs trazem muitas técnicas durante o Festival que envolvem os ingredientes locais e acabam incentivando o uso desses alimentos pelos próprios moradores. “O chef está ali como detentor de conhecimento, mas cada um também pode ter conhecimento e existe essa troca. O Fegasa também é interessante por isso. O Circuito foi muito legal, tem que continuar para que novos pratos surjam para reinventar o cardápio dos nossos estabelecimentos que também movimentam a economia local, não só o turismo”, finalizou a jornalista.

 

O prato “Jaeça-caré à Rodeio”, da Churrascaria Rodeio do Pantanal, ficou em segundo lugar. A terceira colocação ficou com “Moqueca de jacaré”, da lanchonete e pizzaria Puro Sabor.

 

Jantar beneficente em prol da pediatria da Santa Casa


Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, haverá oficina kids de pizza doce e salgada, às 13 horas, na Arena Gastronômica, com o chef Marlon Libório, voltado a crianças. Tem cozinha árabe com Edu Rejala, às 14h15, e mesa redonda no auditório do Sindicato Rural, às 15 horas. Logo em seguida, aula show “Tapi’i Xanena Momo’on (galinha com guariroba)” com o chef Kalymarakaya. “Brownie com creme gelado de bocaiúva” será apresentado por Antônio Luís, às 17 horas. A sexta-feira será encerrada com jantar beneficente, às 20 horas, no Barco Kayamã 5 estrelas, com os chefs Gabriel Matteuzzi, Guilherme Vinha e Felipe Caran.

Skip to content