Prefeito formaliza entrega da administração do estádio para Liga de Esportes

O prefeito Marcelo Iunes formalizou, na tarde desta quarta-feira, 27 de dezembro, a devolução da administração do estádio Arthur Marinho para a Liga de Esportes de Corumbá (LEC). Ao presidente da LEC, Leôncio Raldes, o prefeito entregou as chaves da praça esportiva e toda a documentação referente ao período de gestão municipal na praça esportiva.

 

Com o término do convênio (002/2007), que expirou na terça-feira, 26 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Corumbá encerrou um período de dez anos no comando da administração do Estádio Arthur Marinho. O Arthur Marinho era administrado pelo Município – por intermédio da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) – desde 2007, mas a lei federal n° 13.019/2014 impede que o acordo seja a prorrogação do acordo.

 

Iunes também entregou à direção da Liga de Esportes, relatório de vistoria feita por equipe de engenharia do Município no estádio e os laudos e certidões que habilitam aquela praça esportiva a sediar partidas de futebol profissional. Estão em andamento algumas intervenções acordadas pela Prefeitura com o Ministério Público Estadual. Essas ações devem ser concluídas até 10 de janeiro.

 

“São relatórios referentes à estrutura física, redes elétrica e hidráulica do estádio. Foi feito um laudo que atesta que se encontra em bom estado de conservação. Também entregamos os laudos e atestados do Arthur Marinho. São laudos de segurança da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, de controle ambiental, da Vigilância Sanitária, do sistema elétrico; atestados de inspeção, da Brigada de incêndio e atestado de trânsito”, informou o chefe do Executivo Municipal. Os laudos e atestados estão todos em dia e vigente.

 

O prefeito destacou que a Administração Municipal fez todos os esforços possíveis para que a LEC efetivasse a doação para que a Prefeitura tivesse condições de promover grandes melhorias no estádio. Mas, como a Liga deliberou por manter a propriedade da praça esportiva, o Poder Público Municipal respeitou a deliberação da entidade e iniciou os procedimentos de devolução da gestão para a LEC.

 

Iunes explicou que só permaneceu no estádio os materiais adquiridos com recursos destinados à reforma da praça esportiva – como os assentos da arquibancada descoberta e gramado, por exemplo. O que foi adquirido pelo convênio de gestão faz parte do patrimônio público municipal e teve de voltar para o domínio do Município, através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), que foi a gestora do Arthur Marinho nestes 10 anos. Bens como aparelhos de ar-condicionado, maca móvel, cortador de grama, colchões, mesas, geladeira, extintores de incêndio, móveis, placar eletrônico e outros materiais foram retirados.

 

Diante do término do convênio, por força de lei, a Prefeitura fica impedida de realizar importantes intervenções no estádio, que já estavam planejadas para o próximo ano, como cobertura para a arquibancada descoberta, mais um lance de arquibancada atrás do gol (tobogã) e troca de toda a iluminação. A praça esportiva receberia investimentos de cerca de R$ 3 milhões para sua ampliação e modernização, através de emendas parlamentares dos deputados federais Zeca do PT, Vander Loubet, Elizeu Dionízio e Carlos Marun.

 

Apoio ao futebol corumbaense

 

No entanto, o prefeito Marcelo Iunes assegurou que o Executivo municipal continuará apoiando e fomentando o futebol corumbaense, buscando parceiros na iniciativa privada para apoiar patrocinar o Corumbaense Futebol Clube, que em 2018 participará de competições nacionais como a Copa do Brasil; Campeonato Brasileiro da Série D e Copa Verde.

 

A Prefeitura de Corumbá mantém-se parceira do Corumbaense Futebol Clube e torce para que o clube e a LEC formalizem uma parceria, para uso do estádio pelo Carijó da Avenida, que seja coberta de êxito.

 

Iunes destacou que a Prefeitura segue com a realização de estudos e levantamentos para construção de um estádio municipal com recursos provenientes do Ministério do Esporte. O prefeito antecipou que o projeto Executivo será entregue ao ministro Leonardo Picciani no próximo dia 15 de janeiro.

 

Também participaram da reunião que marcou o encerramento da administração da Prefeitura de Corumbá no estádio Arthur Marinho, o procurador adjunto do Município, Alcindo do Valle, e o diretor-presidente da Funec, Silvino Rodrigues Ribeiro.

Skip to content