A Prefeitura de Corumbá retomou o serviço de pavimentação com lajotas de alamedas da cidade. A retomada aconteceu na semana passada, logo após o prefeito Marcelo Iunes assinar a ordem de reinício das ações, que neste primeiro momento deve atingir 20 vias, sendo 10 delas através do programa ‘Se essa rua fosse minha’. Todas serão lajotadas com recursos próprios.
“Essas alamedas, que demos a ordem de serviço, são para obras com recursos próprios do Município. Temos também com o programa ‘Se essa rua fosse minha’, com recursos próprios via Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS), para mais 10 alamedas”, informou o prefeito Marcelo Iunes durante visita, na quinta-feira, 11 de janeiro, das áreas que receberão as intervenções. “Estamos começando pela região do bairro Nossa Senhora de Fátima, na alameda Vasco da Gama, Interna, São Sebastião. No total, são aproximadamente R$ 1,1 milhão em recursos do Município. Serão mais R$ 1,1 milhão do FMIS para 10 alamedas, dentro do ‘Se essa rua fosse minha’ para alamedas na região do Cravo III e Guanabara. Esse ano teremos 20 alamedas contempladas, pelo menos”, afirmou.
O chefe do Executivo corumbaense destacou que as obras têm o objetivo de beneficiar a população. Iunes enfatizou que já havia discutido a situação com os moradores de áreas que serão atendidas com o lajotamento de alamedas. “No mês passado estivemos aqui [região do Nossa Senhora de Fátima] e debatemos a situação com os moradores. É um compromisso que tínhamos e vamos levar essas ações para os demais bairros de Corumbá”, completou Iunes.
O secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, acompanhou o prefeito na visita às áreas que receberão as obras de pavimentação com lajotas. Ele informou que a ação integra um planejamento maior na área de infraestrutura urbana. “No ano passado iniciamos a pavimentação do Morro da Carlinda, que faz parte desse programa macro de atendimento às alamedas e vias de acesso a lugares mais difíceis, como no Morro da Carlinda, Morro da Formiga e outros pontos da cidade. É um grande planejamento que o prefeito Marcelo Iunes determinou. Começamos com a retomada dos serviços e vamos adentrar na fase do ‘Se essa rua fosse minha’, que será apresentado nos primeiros dias de fevereiro ao FMIS. O objetivo é que consigamos chegar ao final da gestão com a totalidade das nossas alamedas e vias de acesso a locais com dificuldade completamente atendidas”.
Ametlla esclareceu que as obras de lajotamento já começaram. “Já temos o serviço de mobilização de equipamentos, materiais e serviços de topografia. Normalmente, acredita-se que as ações começam com o assentamento de lajotas. Mas, os serviços já começaram”, disse o secretário informando que o trabalho é continuo ao longo do ano e observando as condições climáticas, que “podem prejudicar ou facilitar o serviço”. O secretário de Infraestrutura antecipou após o término do lajotamento no Morro da Carlinda, “o prefeito determinou que que façamos a pavimentação, com lajotas, no Morro da Formiga (do Boliviano) ao final da rua Major Gama”.