Vigilância em Saúde divulga boletim epidemiológico

A Vigilância em Saúde divulgou o último boletim epidemiológico, referente à semana de 17 a 23 de dezembro de 2017. Conforme o boletim, com base nos dados notificados e confirmados de doenças transmitidas por mosquitos, e no resultado no 6º LIRAa (1,5%), as equipes da Secretaria de Saúde realizaram ações de combate ao Aedes aegypti.

 

Durante a semana 51, foram visitados 3.809 imóveis nas atividades de rotina, onde foram feitas eliminação de focos, com o objetivo de impossibilitar o desenvolvimento do vetor. Realizada ainda orientação junto aos moradores para que evitem o acúmulo de materiais que possam favorecer o depósito de ovos do mosquito.

 

Equipe de bloqueio químico fez borrifação com bomba costal em 329 imóveis nas microáreas Dom Aquino, Cristo Redentor e TV Morena. O bloqueio mecânico foi realizado nas microáreas linha férrea, Cristo Redentor e Corcal. Manejo ambiental foi feito em todos os casos notificados.

 

Até a semana 51 de 2017, foram notificados em Corumbá 579 casos de dengue, com 32 confirmações e 137 de zika, com 10 confirmações. De Chikungunya tiveram 92 casos suspeitos e 14 confirmados. A Leishmaniose Visceral atingiu moradores nos bairros Jardim dos Estados, Jardinzinho, Popular Velha, Previsul, Dom Bosco, Centro América, Cristo Redentor, Universitário, Região de Porto Morrinho, Cravo Vermelho e 02 óbitos, nos bairros Maria Leite e Guatós. Foi confirmado também 01 caso de Leishmaniose Tegumentar no Centro. No total de 13 casos.

 

Outras doenças


Houve 114 notificações de casos do vírus da gripe Influenza. Até o momento no Município foram confirmados por laboratório 09 casos de H3 sazonal e 01 caso de H3 sazonal por vínculo epidemiológico. Dezesseis casos descartados por laboratório. Nenhum óbito.

 

Com relação às diarreias agudas, até a semana 51 foram registrados 4.154 casos. Desses, 222 casos ocorreram crianças menores de 01 ano, 1.015 em crianças de 1 a 4 anos, 442 casos em criança de 5 a 9 anos e 2386 casos em crianças com mais de 10 anos.

Skip to content