Mulheres se tornam a maioria a frente dos pequenos negócios

Corumbá ocupa o quarto lugar em número de MEI no Mato Grosso do Sul. São 3.256 empreendedores individuais, atrás de Campo Grande (47.561), Dourados ( 9.671) e Três Lagoas (5.387). O MEI no Município superou, em 2017, o número de outras modalidades de empresa, como ME, EPP e grande porte, é o que aponta a pesquisa lançada pela Prefeitura de Corumbá, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o tema “O micro empreendedor individual em Corumbá – MS: Perfil e Percepções”.

 

“Grande parte deste crescimento repousa no fato de que o empreendedorismo é uma válvula de escape para quando a situação financeira se torna mais difícil”, sinaliza o economista e assessor Raul Asseff Castelão, responsável técnico pela elaboração da pesquisa. Outro ponto de destaque na pesquisa é que, pela primeira vez, o número de mulheres que assumem pequenos negócios ultrapassou o número de homens.

 

“Em 2016, os homens eram a maioria e representavam 52,75% dos empreendedores individuais de Corumbá e, em 2017, o jogo inverteu: elas assumiram a maioria”, aponta o economista. Elas comercializam vestuário e artigos femininos, são cabeleireiras, donas de lanchonetes e ambulantes de bebidas. E lucram no Carnaval.

 

Rosetelma Vargas (43) e o marido são ambulantes há três anos e comercializam bebidas  em festas e eventos. “Durante o carnaval e no fim de ano é que as vendas realmente crescem, e para trabalhar desta maneira é preciso ter CNPJ”, resume a comerciante. “A preocupação era com o nosso futuro, com a aposentadoria e com a tranquilidade de poder vender os produtos sem problemas com a fiscalização”, relata.

 

Foi com este argumento que Rosetelma convenceu a sogra e o cunhado a também aderirem ao MEI. “A família inteira trabalha como ambulante e agora estamos garantindo a segurança da nossa aposentadoria”, anima-se. Luiz Mário dos Santos (30), vende bebidas em um carrinho no Porto Geral nos dias de maior movimento na área. “Sou ajudante de pedreiro e, quando fiquei desempregado fui procurar outra atividade, pois sustento da minha família depende de mim”.

 

Há um ano como ambulante, cadastrou-se no MEI e aproveita as vantagens de trabalho: “Posso trabalhar tranquilamente em eventos e locais públicos, adquirir produtos com desconto de fornecedores, principalmente agora que o foco é o carnaval”. Para o carnaval, ele vai investir R$ 2 mil no estoque e espera que seja zerado nos primeiros dias. “Já conversei com o fornecedor e, se eu precisar reabastecer o freezer, tenho condições de atender o folião todos os dias da festa”, comemora.

 

A pesquisa completa está disponível online: http://bit.ly/pesquisa-MEI-em-Corumba-2018 Para se cadastrar no MEI em Corumbá, basta comparecer à Sala do Empreendedor, na R. Cuiabá, 1333, em frente à Caixa Econômica Federal. Mais informações, ligue: 3907-5349.

Para cadastro pela internet, acesse: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Skip to content