Prefeito recebe pecuaristas e apresenta ações para o Rio Taquari

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta quinta-feira, 1 de fevereiro, representantes do setor pecuarista de Corumbá. Participaram do encontro o presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite, que também é subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato dos Santos Lima, os produtores rurais Manoel Martins, Emílio de Barros, Daniel Marinho e Urbano Gomes da Silva, que também representou a Embrapa Pantanal, além do representante do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ângelo Rabelo.

 

Durante a agenda, foram abordados diversos temas relacionados ao setor, um dos principais propulsores da economia corumbaense. De acordo com o IBGE, Corumbá tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil. O número de cabeças de gado no município chegou a 1,8 milhões, conforme estimativa feita em 2016 e divulgada no ano passado.

 

“Como Poder Público, temos que viabilizar essa importante atividade em nossa região. A pecuária gera emprego e renda para muitas famílias, seja de forma direta ou indireta”, destacou o prefeito Marcelo Iunes, que colocou a Prefeitura à disposição da categoria. “Somos parceiros e vamos trabalhar para viabilizar mais investimentos também na pecuária”, completou.

 

Para o produtor Manoel Martins, a Prefeitura e o setor pecuarista hoje tem um alinhamento que há anos não acontecia. “Temos uma abertura com a Prefeitura que há tempos não ocorria no que se refere à parte rural. E com a proximidade do prefeito com o governador temos um novo cenário com relação às questões que estão na nossa pauta há muito tempo”, avaliou o produtor.

 

Manoel Martins ressaltou ainda o importante alinhamento entre a Prefeitura, o Estado e o Governo Federal. “Acho que nunca tivemos um momento tão favorável na nossa história recente. Acredito que estamos muito bem encaminhados no que se refere ao campo político”, afirmou.

 

Taquari

 

Outro tema abordado durante a reunião foi a recuperação do rio Taquari. O prefeito Marcelo Iunes apresentou o resultado da reunião com o ministro de Governo, Carlos Marun, realizada na semana passada em Brasília. “Muito em breve começa a fase de estudo e viabilidade técnica para recuperação do Taquari. Esse é o primeiro passo para que o rio volte a ser navegável em todos os trechos”, explicou o prefeito.

 

O secretário Renato Lima lembrou que o tempo para execução das intervenções no rio é curto, mas mostrou-se otimista com relação ao fim do problema que se arrasta há décadas. “Com todos alinhados – Prefeitura, Estado, União e pantaneiros – vislumbra-se como nunca uma solução para o rio Taquari”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Skip to content