Em ação, moradores serão orientados quanto à dengue e coleta seletiva

Roda de conversa com moradores do conjunto Guanabara acontecerá na manhã deste sábado, 13 de abril. O objetivo é orientá-los quanto às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A ação faz parte do programa de educação em saúde do Município de Corumbá, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal terão oportunidade para falar sobre coleta seletiva e educação ambiental. Posteriormente, através da colaboração de presidentes de bairros, outras localidades devem receber as mesmas orientações.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico, em 2018 já foram notificados 95 casos de dengue em Corumbá, com três confirmações nos bairros Popular Nova, Loteamento Pantanal e Centro América. Do zika vírus já foram notificados 10 casos e de chikungunya já são 22 notificações, com três confirmações nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Guatós e Loteamento Pantanal. As três doenças são transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.

 

De leishmaniose foram confirmados dois casos, um no Popular Nova e outro no Cravo Vermelho III. A doença é contraída pelo mosquito-palha, muito comum na região do Pantanal. Para diminuir a sua disseminação, os moradores precisam evitar lixo orgânico a céu aberto e não pode descuidar do lixo, que deve estar sempre bem ensacado.

 

A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando suas atividades rotineiras de combate aos mosquitos transmissores de doenças. Seus agentes de endemias visitam milhares de imóveis semanalmente, eliminando focos e orientando moradores. A equipe de bloqueio químico tem realizado borrifação em imóveis e a equipe do bloqueio mecânico tem trabalhado em várias microáreas do município. Palestras, panfletagens e oficinas também têm sido promovidas continuamente.

 

Outras enfermidades


O boletim epidemiológico também expõe outras doenças como o vírus da gripe Influenza. Desde o início do ano, há 12 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com 4 descartadas por exame laboratorial. Com relação à diarreia aguda, foram registrados 1.401 casos na cidade. Destes, 97 em crianças menores de 01 ano, 368 em crianças de 1 a 4 anos, 157 casos em criança de 5 a 9 anos e 684 casos em pessoas com mais de 10 anos. De conjuntivite são 1247 notificações.

Skip to content