Evento marca comemoração ao Dia Mundial da Saúde em Corumbá

No Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, a Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma tarde diferente no Porto Geral. Dentro do cronograma da Semana da Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com o Município, a Feira da Saúde foi realizada para despertar a atenção do público para os serviços do SUS oferecidos em Corumbá, bem como alertar os participantes sobre os cuidados com a própria saúde.

 

Na ocasião, o público recebeu orientações sobre os vários serviços o oferecido nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), esclarecimentos sobre funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e atendimento de saúde bucal pelo SUS, informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a Vigilância em Saúde esteve com exposição de insetos e animais peçonhentos.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o evento buscou estimular o entendimento da população para o fortalecimento da rede de saúde. “É importante que estejamos com a comunidade fazendo com que ela participe da construção do nosso SUS, da nossa cadeia de saúde porque quem será beneficiado com isso é a própria população que vive em Corumbá. O SUS é um plano de saúde que abrange hoje quase a totalidade dos brasileiros, pois todo mundo algum dia vai passar a depender do SUS para ter benefício em sua saúde, por isso, nada mais justo que fazer essa parceria com a comunidade para que compreenda nossa rede e para nos ajudar a construí-la de forma que seja padrão em Corumbá para dar esse bem-estar em saúde aos nossos munícipes”, afirmou.  

 

Rogério Leite destacou a parceria da Secretaria de Saúde com o controle social. “O Conselho Municipal de Saúde é o cogestor da saúde do Município. O controle social é muito importante porque, junto com a Secretaria faz a participação popular, faz a participação dos usuários, dos prestadores de serviço e faz essa base de consolidação de ideias para que a gente construa e solidifique o atendimento do SUS no nosso município. A gente só tem a agradecer essa parceria e esse aqui é um evento construído pelo controle social em que nós da Secretaria hoje somos coparceiros e co-organizadores e mostra que estamos trabalhando juntos para o fortalecimento da saúde em Corumbá”.

 

Léia Vilalva de Moraes, presidente do Conselho Municipal de Saúde, afirmou que o Dia Mundial da Saúde é data estabelecida pela ONU para conscientizar as pessoas sobre a preservação da saúde para melhor qualidade de vida. E a comemoração em Corumbá foi possível por causa da parceria com o Município.

 

“A celebração tem dado certo porque temos grandes parceiros que são a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Corumbá que aceitaram a ideia de desenvolver essa manifestação cultural e de levar o SUS a todo o conhecimento da população. O SUS não é somente ambulatório e pronto-socorro, é também propostas políticas, resoluções e deliberações que a gente faz no Conselho para o bem comum da sociedade. Estamos fazendo um dia diferente para a população e de grande importância para os Direitos Humanos de todos”, afirmou Léia Moraes.

 

A Semana da Saúde em Corumbá teve início no dia 02 de abril com diálogo sobre o fortalecimento do SUS e participação popular. Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio do Município, a Semana contou com diálogo sobre saúde do trabalhador no dia 03 de abril, roda de conversa no dia 06, Feira da Saúde no sábado, e participação em culto na Igreja Batista para divulgação da importância do controle social na defesa do SUS, na noite de domingo, 08 de abril.

 

Este ano, a Semana da Saúde teve como objetivos debater as reformas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), na Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) e a implementação da Portaria nº 3992, que muda a regra do financiamento do SUS. Além de discutir a Emenda Constitucional 95/2016, que congela investimentos em saúde por duas décadas.

Skip to content