Município participa de celebração do Dia do Índio na aldeia Guató

A Prefeitura de Corumbá participou nesta quinta-feira, 19 de abril, das celebrações do Dia do Índio realizadas na aldeia Uberaba, da etnia Guató. A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), Ana Cláudia Moreira Boabaid, representou o prefeito Marcelo Iunes. Outros dois técnicos da Fundação participaram do evento comemorativo, que contou com apresentações de danças e competições esportivas. As festividades tiveram início na segunda-feira, dia 16, na aldeia.

 

“Já temos um bom contato com o cacique Luiz Carlos de Souza Alvarenga. É muito importante nossa presença de perto com os moradores da aldeia, vendo a realidade e as necessidades da comunidade”, afirmou Ana Cláudia. “Hoje, como forma de parabenizá-los pela data tão importante, trouxemos presentes para as crianças. É muito válida essa aproximação com uma população tão vulnerável”, complementou.

 

Por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, a Prefeitura já desenvolve algumas ações com os indígenas, atendendo, desde o ano passado, algumas necessidades solicitadas pela comunidade guató. De acordo com a diretora presidente da FMAP, o apoio deve continuar ao longo da gestão.

 

Um parceiro importante que viabilizou a ida da equipe da Prefeitura até a aldeia Uberaba foi o Exército Brasileiro, que auxiliou no transporte de barco, de Porto Índio até a aldeia.

 

Na aldeia Uberaba vivem 35 famílias de etnia guató, o que totaliza 200 pessoas. Localizada na ilha Ínsua, a 350 km de Corumbá, no Pantanal Norte, próxima da divisa com o estado de Mato Grosso. A ilha tem 10.900 hectares e foi demarcada pela Funai em 1998. O acesso é somente aéreo ou fluvial. 

Skip to content