No dia do Exército, prefeito recebe diploma de Amigo da Brigada

Em cerimônia militar de comemoração ao Dia do Exército, na noite desta quinta-feira, 19 de abril, o Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira condecorou o prefeito Marcelo Iunes com o diploma “Amigo da Brigada Ricardo Franco”.  A homenagem é concedida as personalidades militares e civis que se destacaram na prestação de serviços ao Exército Brasileiro.

 

“Agradeço ao Exército pelo reconhecimento. O Exército Brasileiro é uma instituição que sempre que a Prefeitura precisa está à disposição e pronta para atender, é de fato parceira do Município e da nossa população. O Exército nos apoia em ações na área de saúde pública, infraestrutura e outros tantos segmentos”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

 

Iunes ressaltou que a parceria da Prefeitura com o Exército surte efeitos positivos para a população corumbaense. “É importante essa parceria, que vejo cada vez mais fortalecida. Os militares do Exército estão sempre prontos a nos atender e, quando precisarem da Prefeitura, estamos à disposição também”, complementou o prefeito.

 

Discursando durante a solenidade, realizada no quartel do 17° Batalhão de Fronteira, o general de brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão – comandante da 18ª Brigada – afirmou que o diploma reconhece aqueles que “nas suas funções ajudam o Exército Brasileiro”. Também foram concedidos o diploma de Colaborador Emérito e medalha do Exército Brasileiro. O presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini, foi condecorado com a Medalha do Exército Brasileiro.

 

Na ordem do dia do o comandante do Exército, general de exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, afirmou que “o Exército de hoje renova, diariamente, seu compromisso de defender, desde sempre, a Pátria, a soberania e a liberdade. Cada vez mais, faz-se presente em todo o território nacional: na fronteira do Estado de Roraima, onde acolhe e ampara os irmãos venezuelanos em uma operação interagências; no Rio de Janeiro, contribuindo diretamente com a Intervenção Federal; na Garantia da Lei e da Ordem, no lugar em que se fizer necessário; nas Operações na Faixa de Fronteira, na qual combate os ilícitos; no semiárido nordestino, onde distribui água. Indo além, vistoria presídios, constrói e recupera vias de transporte, socorre atingidos por calamidades e participa de missões de paz da ONU”.


Dia do Exército

 

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril. A data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.

 

O Dia do Exército é celebrado em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

 

Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa. Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.

Skip to content