Corumbá lança Promotoras Legais para combater violência contra a mulher

O projeto “Promotoras Legais” foi lançado na tarde desta sexta-feira, 25 de maio. A iniciativa tem como objetivo principal promover o enfrentamento da violência contra a mulher e garantir o acesso a direitos. O lançamento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC).

 

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, o projeto prevê uma capacitação inicial com todas as participantes. “Elas vão receber orientações de forma que possam multiplicar informações de direitos, cidadanias. assim, será um instrumento de luta no combate à violência contra a mulher”, explicou a assessora executiva da Secretaria, Jane Contu, responsável pela apresentação do “Promotoras Legais”.

 

Prevista para o início do segundo semestre, a turma de “Promotoras Legais” vai trabalhar conceitos básicos de cidadania, direitos humanos, Constituição Federal, Lei Maria da Penha, funcionamento dos Conselhos, rede de enfrentamento, canais para denúncia e como fazer uma denúncia. A turma terá, em princípio, 20 participantes.

 

Titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim, explicou a importância prática do projeto. “Corumbá já teve e estamos retomando essa iniciativa. Contribui nos assentamentos rurais, áreas mais distantes, bairros com índices altos de violência, onde as líderes poderão se qualificar e assim termos denúncias mais coerentes com o que aconteceu e darmos o encaminhamento direto do caso. Assim, teremos praticidade e a certeza da garantia dos direitos dessas mulheres”, completou. A Coordenadoria da Mulher é a responsável pela execução do projeto.

Skip to content