Corumbá participa do 2º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios

O Observatório de Turismo do Pantanal, ligado à Fundação de Turismo do Pantanal, participa em Foz do Iguaçu (PR), do 2º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios, promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

 

O encontro discute o alinhamento de metodologias de pesquisas em turismo no país, melhorias na operação e ações dos órgãos e ainda oferece cursos de qualificação para os representantes dos Observatórios brasileiros, visando qualificar e dinamizar os responsáveis pelo monitoramento dos dados turísticos dos mais importantes destinos brasileiros, como é o caso da capital do Pantanal, Corumbá (MS).

 

“O evento ainda conta com a possibilidade da troca de experiências entre os Observatórios de várias capitais brasileiras e de Estados, auxiliando na melhoria contínua dos estudos e pesquisas em turismo para Corumbá”, salienta Ronan Xavier Machado, Coordenador do Observatório do Turismo do Pantanal, da Prefeitura Municipal de Corumbá. 

 

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Antônio Rufo Vinagre, participar desses eventos é de extrema importância para qualificar ainda mais o Observatório de Corumbá. “O nosso Observatório é o único que não é de capital reconhecido pelo Portal do Ministério do Turismo, por isso buscamos qualificar ainda mais o nosso pessoal para manter a qualidade do nosso serviço”, explicou Rufo Vinagre.


Observatórios

 

Os observatórios de turismo surgiram a partir do movimento de profissionalização pelo qual o setor está passando. Esses órgãos fazem o acompanhamento, observação, coleta, tratamento, análise, geração e monitoramento de dados e informações sobre atividades turísticas. O trabalho dos observatórios visa à melhoria da tomada de decisão de gestores públicos e privados.

Skip to content