Dezenove unidades de ensino participam dos Jogos Escolares da Integração

Dez escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), incluindo duas rurais, oito da Rede Estadual e uma unidade de ensino de Ladário participam dos Jogos Escolares da Integração do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA). O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e começou oficialmente na noite dessa terça-feira, 29 de maio.

 

A abertura, que contou com o desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas, foi realizada na Escola Municipal Barão do Rio Branco. Aluno da Escola Estadual Dois de Setembro, de Ladário, Lucas Floretim foi o responsável pela condução do fogo olímpico, que representa a união entre nacionalidades, línguas religiões e raças.

 

Já o juramento dos competidores – momento em que os participantes se comprometem com a lealdade e respeito mútuo, aceitando colocar em prática as regras que os governam, com verdadeiro espírito esportivo – foi feito pela aluna Eduarda Mendes, da Escola Estadual Carlos Castro Brasil.

 

Representando o prefeito Marcelo Iunes na solenidade, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, destacou a relevância dos Jogos para a integração e a prática esportiva dos jovens da região. “É muito importante hoje estarmos juntos na realização desse evento, que reúne todos os estudantes da EJA de Ladário, Corumbá e da Rede Estadual de Ensino”, afirmou.

 

O vereador Manoel Rodrigues, que representou o Poder Legislativo, deu os parabéns aos  participantes e classificou-os todos como verdadeiros campeões. “Essa integração do esporte com a educação gera uma transformação social, cultural e educacional. E quem ganha com isso são vocês alunos, jovens e adultos, que estão aqui participando”, ressaltou.

 

A abertura dos Jogos Escolares da Integração – NEJA contou ainda com apresentações culturais de alunos do Dois de Setembro e com duas disputas da modalidade Cabo de Guerra, entre as escolas João Batista e Castro Brasil, no feminino, e João Leite de Barros e Barão do Rio Branco masculino.

 

Os jogos acontecem em duas etapas. Na primeira, que acontece de 04 a 08 de junho, as escolas participantes serão divididas em quatro polos de caráter.  Já a segunda etapa terá caráter desportivo e acontecerá nos dias 05 a 09 de novembro, as modalidades selecionadas são: Cabo de Guerra, Queimada Tradicional, Tênis de mesa e jogos de tabuleiro.

Skip to content