Município inaugura atendimento noturno na UBS Lúcia Maria

A Prefeitura de Corumbá abriu o terceiro horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde Lúcia Maria, situada no Kadwéus. No local, além da Estratégia Família da Saúde Lúcia Maria I e II, passa a funcionar a equipe Lúcia Maria III, à noite. O terceiro turno foi inaugurado na noite de 24 de maio para atender parte do bairro Guató que estava descoberto do atendimento básico em saúde. Das 17h às 21h (cinco da tarde às nove horas da noite), de segunda a sexta-feira, pacientes dessa região poderão procurar por atendimento nessa UBS.

 

“O Município resolveu abrir esse terceiro turno principalmente por causa da entrega dos novos conjuntos habitacionais na parte alta da cidade, o que ocasionou superlotação na Unidade Básica de Saúde do Kadwéus. Com isso, pretendemos desafogar o atendimento e também suprir uma demanda já existente no bairro Guató que estava descoberta”, explicou Maria Leatrice Bechuate, coordenadora de Atenção Básica do Município.

 

À noite, será disponibilizado médico nas segundas, terças, quintas e sextas. Já o atendimento de enfermagem e odontológico acontecerá de segunda a sexta, com marcação de exames e consultas. Pacientes do programa de Hiperdia, crianças, gestantes e idosos vão receber atendimento como o normalmente realizado no período diurno. Todos os programas oferecidos pela Atenção Básica nas UBS serão ofertados. No entanto, vacinação permanece sendo feita nos períodos da manhã e tarde.

 

 

Leatrice assegurou que o atendimento à noite funcionará até a inauguração da UBS do Guatós, que será de porte 2, e vai abranger duas equipes de Estratégia Saúde da Família, incluindo a ESF Lúcia Maria III. A UBS porte 2 vai poderá atender até 8 mil pessoas.

 

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a obra da UBS no Guató está com prédio concluído, mas ainda estão sendo executados projetos de serviços complementares como construção de grades e calçadas, além de pintura. Já foi iniciado, pela Secretaria Municipal de Saúde, processo de compra de equipamentos. A previsão é que a UBS seja entregue ao público no segundo semestre do ano.

Skip to content