Prefeitura promove encontro que discute Alfabetização na Idade Certa

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizou na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, o 2° Colóquio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância – linha de pesquisa formação de educadores e diversidade.

 

O Colóquio reuniu cerca de 140 convidados entre professores da rede municipal e coordenadores pedagógicos que atuam nas séries iniciais. O objetivo foi compartilhar dados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da UFMS e Secretaria Municipal de Educação. O tema do encontro foi “Formação de professores e a cultura escrita na infância: diálogos entre pesquisas PNAIC/UFMS”.

 

Coordenadora geral do 2° Colóquio do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Linguagem, Educação e Infância, a professora doutora, Regina Aparecida Marques de Souza, disse que o Colóquio comemorou os 10 anos do programa de pós-graduação em educação em Corumbá.

 

A primeira palestra discutiu o tema “A contribuição da brincadeira para a escrita na educação infantil”. Foi ministrada pela professora doutora, da Universidade Federal do Pará, Sônia Regina dos Santos Teixeira. A mediadora foi a professora Doutora Anamaria Santana da Silva, da UFMS.  A segunda palestra foi da professora doutora, Ana Maria Esteves Bortolonza, com o tema “O papel da cultura escrita no desenvolvimento infantil: Implicações dos estudos  de L. Vigotski”.

 

Participando do Colóquio, o secretario Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, ressaltou a importância da parceria da Universidade Federal com a Secretaria de Educação em termos de formação continuada e destacou os avanços que a Rede Municipal vem alcançando. A subsecretária de Educação, Maria do Carmo Provenzano Arruda Brum, reforçou que a parceria com a Universidade Federal incentiva os professores a continuidade de formação continuada.

Skip to content