Com campanha, Município quer alertar para combate do trabalho infantil

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na tarde desta segunda-feira, 04 de junho, a campanha de combate ao trabalho infantil.  Com objetivo de alertar a população sobre essa grave violação de direitos, a iniciativa é alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que tem como data 12 de junho. O lançamento, que contou com palestras sobre o tema, aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Corumbá.

 

“Queremos apurar o olhar com relação ao trabalho infantil, que é algo muito velado. Muitas vezes não se percebe que crianças assumem afazeres que não são próprios para a idade. Queremos chamar atenção que o trabalho infantil traz danos para o desenvolvimento psicológico e afetivo dessa criança”, disse a assessora de políticas sociais da Assistência Social, Adelma Galeano.

 

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Gláucia Fonseca, o trabalho precoce de crianças e adolescentes interfere diretamente no desenvolvimento físico; emocional e social deste jovem.

 

O objetivo principal da campanha é mobilizar a sociedade para que denuncie. “Para denúncias temos o Disque 100. Em Corumbá isso nos preocupa. Este ano temos dois casos de trabalho infantil notificados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), mas sabemos que não é essa realidade, há mais casos. Queremos que a sociedade apure seu olhar, entenda que isso não é natural e procurem o Poder Público para denunciar”, completou Adelma.

 

O lançamento contou com participação de coordenadores da rede de ensino de Corumbá; representantes dos Conselhos Municipais, do Programa Criança Feliz e de coordenadores da Atenção Básica e Especial da Secretaria de Saúde. O vereador Tadeu Vieira acompanhou a solenidade.  


Programação de atividades

 

Ao longo de todo este mês a Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover ações. No período até 09 de junho serão realizadas mobilizações nas feiras livres. De 07 a 29 de junho serão feitas reuniões com beneficiários do programa Bolsa Família nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para o dia 09 está programada a Oficina de Confecção de Cataventos e atividades recreativas na Praça da Independência com apoio da Funec.  De 11 a 29 deste mês serão realizadas Ruas de Lazer nos territórios dos CRAS. Uma blitz educativa está prevista para o dia 12 de junho na área central de Corumbá. Panfletagem durante a Festa de São João no Porto Geral acontecerá nos dias 23 e 24. De 25 a 29 serão promovidas reuniões com famílias e professores das escolas rurais do Taquaral; Paiolzinho e Tamarineiro. No dia 30 de junho a programação encerra com capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino.

Skip to content