Empresário da construção civil assume pasta de Desenvolvimento Econômico

O empresário e vereador Luciano Signorelli Costa assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá em maio de 2018. A pasta que era gerida pelo advogado Renato dos Santos Lima passou pela transição de gestores e se prepara para a execução de ações de impacto: “estamos definindo juntamente com a Secretaria de Governo as prioridades da gestão para a geração de riqueza no Município”, resume o secretário recém-empossado.

 

Em 2011, foi nomeado superintendente de Desenvolvimento Econômico de Corumbá e estabeleceu uma parceria com o Centro de Qualificação Dom Bosco, criando o projeto De Olho no Futuro. Conforme descreve, “Somente neste projeto foram encaminhados para o mercado de trabalho mais de 500 recém-formados”. Na vida pública, foi eleito vereador pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016. “O foco sempre foi em promoção à qualidade de vida das pessoas através do acesso a novas oportunidades – fosse através de qualificação profissional ou de atividades culturais”, explica o secretário.

 

Educador físico por formação, Costa sempre conviveu com o ambiente de negócios em casa. “A empresa foi criada pelo meu pai há 25 anos e havia chegado o momento dos filhos assumirem uma postura mais estratégica nos negócios”. Em 1998, junto com as irmãs assumiu a gestão da empresa Cerâmica Vista Bella que produz tijolos, capas de laje e pisos cerâmicos. Desde então, implementou diversas mudanças, inserindo processos produtivos automatizados: “o funcionário não coloca a mão no tijolo, o que garante segurança de trabalho, mais eficiência no uso de matérias-primas e mais qualidade no produto final, consequentemente, menos perdas e maior lucro”, aponta Costa.

 

Desde então, a empresa expandiu o mercado e, atualmente conta com 48 funcionários. Em 2017, foram agregados serviços de produção de peças de concreto – como postes de luz e manilhas, nascendo a Vista Bella Concretos. “O setor da construção civil está sempre em atividade, em alguns momentos mais aquecido, sempre como um setor solidificado no mercado brasileiro”, complementa.

 

Entre as principais conquistas como vereador estão R$ 550 mil em emendas parlamentares para pavimentação da ladeira do Porto Limoeiro e para compra de aparelho de hemodiálise, além da articulação para construção da pista de laço do cavalo pantaneiro. Também idealizou o projeto social Crê Ser, com oferta de dança, capoeira, violão, computação e biblioteca para mais de 500 pessoas, durante 2013 e 2017.


Skip to content