Exportadores e despachantes aduaneiros recebem treinamento do DU-E

Exportadores e despachantes aduaneiros receberão capacitação a respeito dos Procedimentos para Exportação – DU-E em Corumbá, com o especialista em Comércio Exterior, Publio Modesto dos Santos Junior, da empresa Fragata International. O curso será realizado no próximo dia 23 de junho, no hotel Nacional, das 8 às 17 horas.

 

O DU-E é um novo processo de exportação que busca adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico das exportações, de maneira  ágil e segura, atendendo o fluxo das exportações. O Documento Único de Exportação substitui RE, DDE e DSE, reduzindo de 98 para 36 dados de cadastro, otimizando o trabalho do exportador sem impactar nos custos.

 

Pela manhã, o treinamento vai detalhar o DU-E e, no período da tarde vai discutir logística internacional, formação de preço, câmbio. “Queremos capacitar o exportador para a internacionalização de produtos, com foco na parte documental e logística. Ao destacar as especificidades do mercado global, oferecemos condições para o empreendedor ter  sucesso no comércio exterior”, aponta Santos Junior.

 

Especialista em Comércio e Marketing Internacional, Publio Modesto é diretor e proprietário da empresa Fragata International, com escritórios no Brasil, EUA e Alemanha. “O nosso foco é em capacitação empresarial para expandir mercados, acessando nichos fora do país”, resume.

 

O treinamento é uma realização da Fecomércio, Sebrae e Senac e, conta com o apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Vale,Sindivarejo e Certisign.

 

“É nosso compromisso enquanto Poder Público apoiar esse tipo de ação, pois capacita os empresários de Corumbá para acessarem novos mercados. O comércio exterior faz parte do DNA corumbaense, com este curso queremos nos manter competitivos e atualizados aos novos processos”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Costa.

 

O que é o DU-E?

 

O Documento Único de Exportação é uma obrigatoriedade da Receita Federal aos exportadores brasileiros. É um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação, além de servir de base para o despacho aduaneiro de exportação, inclusive para fins de controle aduaneiro e administrativo.

 

O novo sistema simplifica as exportações e  promove maior integração entre a Secretaria de Fazenda, Ministério do Desenvolvimento de Indústria e Comércio e a Receita Federal. O exportador poderá optar por qualquer uma das três modalidades para realizar sua exportação por meio de DU-E: a exportação própria, a exportação por meio de operador de remessa expressa ou postal e a exportação por conta e ordem de terceiro. Os controles aduaneiro e administrativo de uma exportação realizada por meio de DU-E serão efetuados por intermédio de módulos especializados do Portal Siscomex.

 

Serviço

 

Data: 23 de junho

Horário: 08 horas

Curso de Capacitação:

“Procedimentos para capacitação do DU-E”

Local: Hotel Nacional

Mais informações : 3231-5240 / 3311-4440

Skip to content