IFMS promove audiência pública em Corumbá no dia 4 de julho

Entre os dias 11 de junho de 4 de julho, comunidades poderão fazer sugestões ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, documento que reúne objetivos e metas da instituição.

 

Em mais uma etapa de participação social no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2019-2023, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, entre os dias 11 de junho e 4 de julho, uma série de audiências públicas nos dez municípios onde a instituição tem campus.

 

Os eventos serão abertos à participação da comunidade, inclusive dos municípios vizinhos que formam a área de abrangência dos campi do IFMS. Foram enviados convites a autoridades locais, incluindo prefeitos, vereadores e representantes do judiciário.

 

“A audiência pública é um mecanismo para ampliar a voz da comunidade. É uma etapa democrática que vai permitir à sociedade se expressar sobre os seus anseios para o IFMS pelos próximos cinco anos”, explicou o coordenador da subcomissão que organiza os eventos , Ubirajara Garcia.

 

O objetivo é possibilitar que as comunidades interna e externa contribuam na construção do PDI 2019-2023, documento que irá definir os objetivos e metas da instituição para os próximos cinco anos.

 

“Além de ser um instrumento legal, a audiência pública é um mecanismo para ampliar a voz da comunidade. É uma etapa democrática que vai permitir à sociedade se expressar sobre os seus anseios para o IFMS pelos próximos cinco anos”, explicou o coordenador da Subcomissão de Audiências Públicas do PDI, Ubirajara Garcia.

 

Audiências Públicas

 

Terão três horas de duração, com apresentações do diretor-geral do campus e do coordenador do evento, que irão explicar os objetivos do PDI e como será a dinâmica de participação dos presentes.

 

Os participantes farão contribuições por escrito, e cada um poderá usar a palavra por até dois minutos para expôr a ideia. Todas as regras de participação serão divulgadas em breve, em regulamento específico que será publicado na página das Audiências Públicas.

 

A previsão é que as sugestões pertinentes ao conteúdo do PDI sejam anexadas ao documento para que o IFMS tenha conhecimento das necessidades levantadas pelas comunidades locais.

 

As audiências serão realizadas sempre das 19h às 22h. Em Corumbá, o evento acontece no dia 4 de julho no Auditório da Embrapa Pantanal, localizado na Rua 21 de Setembro, 1.880, bairro Aeroporto.

 

Participação Social

 

Na sequência das audiências, no período de 2 a 20 de julho, abre-se uma nova oportunidade para que a comunidade participe da elaboração do PDI 2019-2023. Sugestões poderão ser enviadas à instituição por meio digital (vídeo ou mensagem), na ação denominada “O IFMS que você quer”.

 

Entre os dias 12 e 25 de setembro, a minuta do PDI será disponibilizada para consulta pública. A previsão é que em novembro o documento siga para apreciação do Conselho Superior (Cosup).

 

“Um documento construído coletivamente possui maior legitimidade. Posteriormente, publicaremos um documento com todas as contribuições recebidas da nossa comunidade”, ressaltou Marcelina Maschio, coordenadora da Comissão Central do PDI 2019-2023. A coordenadora da Comissão Central de Elaboração do PDI 2019-2023, Marcelina Maschio, destaca a importância da participação social no processo de construção do documento.

 

“Um documento construído coletivamente possui maior legitimidade. As coletas de dados foram planejadas para que subsidiem a construção do PDI. Posteriormente, publicaremos um documento com todas as contribuições recebidas da nossa comunidade”, ressaltou Marcelina.

 

Mapa Estratégico – Também como uma das etapas no processo de elaboração do PDI 2019-2023, entre os dias 28 e 30 de maio, servidores, estudantes e gestores do IFMS participaram do evento “Futuro em Construção”, em Campo Grande, onde definiram coletivamente os objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos.

 

O Mapa Estratégico do IFMS foi consolidado no Workshop de Planejamento Estratégico e validado no Congresso do PDI. Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos. O processo de elaboração do novo Plano é conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016.

Skip to content