Município desenvolve ações para redução do déficit habitacional em Corumbá

Com os 280 imóveis do conjunto Flamboyant II, entregue na manhã desta segunda-feira, 25 de junho, a administração do prefeito Marcelo Iunes já contabiliza a entrega de 984 moradias e vem reduzindo sensivelmente o déficit habitacional na cidade.

 

Em dezembro do ano passado foram entregues as chaves, para as famílias contempladas com os 200 apartamentos do conjunto Casa Nova II – Residencial Buriti. Outras 224 casas do Corumbella II foram entregues em fevereiro deste ano. Em março deste ano, o Município entregou as 280 habitacionais do conjunto Flamboyant III. O Executivo Municipal ainda trabalha para entregar as 280 unidades do conjunto Flamboyant I para concluir 1.264 moradias entregues.

 

O chefe do Executivo Municipal ressaltou que a Prefeitura segue trabalhando com objetivo de reduzir o déficit habitacional em Corumbá. “Em Campo Grande já assinei contrato para a construção de mais 359 de casas outras 112 moradias (apartamentos). Com apoio do governador Reinaldo Azambuja e do Governo Federal, que são nossos parceiros, virão mais casas para Corumbá. Nosso déficit era de 18 mil, agora está em torno de 5 mil (imóveis) estamos trabalhando em parceira para acabar com o déficit”, afirmou Iunes ao agradecendo ao governador e ministro Carlos Marun, deputados estaduais, vereadores e Caixa Econômica Federal pela parceria.


Política de Governo

 

O novo programa habitacional prevê a construção de 359 moradias. O chamamento já foi publicado. O processo é uma forma de construção diferenciada, moderna, pré-moldada de grande qualidade e com celeridade muito maior que a convencional.

 

Em dezembro do ano passado, o prefeito Marcelo Iunes sancionou a lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar áreas ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para construção de quase 360 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

 

De acordo com a legislação, a Caixa Econômica Federal será a responsável pela contratação junto aos interessados que preencham os requisitos legais de financiamento com subsídios, sendo o imóvel posteriormente matriculado em nome deste, sendo nesta oportunidade concedida isenção para que isso ocorra.

 

O Programa Minha Casa Minha Vida parte da premissa que o acesso à moradia regular é condição básica para que as famílias de baixa renda possam superar suas vulnerabilidades sociais e alcançar sua efetiva inclusão na sociedade brasileira, e que o acesso ao financiamento habitacional para estas famílias que não têm capacidade de poupança exige condições especiais e subsidiadas.

 

Na área objeto da doação, a lei estabelece que serão construídas 359 unidades habitacionais, para contemplar famílias que se enquadrem nos requisitos legais do programa.

Skip to content