Agentes participam de curso de atualização sobre legislação de trânsito

Profissionais da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Guarda Municipal e Polícia Militar, que atuam na fiscalização do trânsito em Corumbá, participam de um curso de atualização sobre procedimentos a serem observados em serviço. A capacitação, que acontece na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), teve início nesta terça-feira, dia 10.

 

“O objetivo é atualizar a função dos agentes de trânsito que atuam na fiscalização e atendimento de ocorrência. É exigência das legislações federal e estadual, que também integra as atribuições dos agentes do Município. Todos os participantes serão certificados e terão período maior para atuação, de acordo com as regras e suas atualizações”, explicou o sargento do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e coordenador do curso, Adilson Soares de Oliveira.

 

No curso, que vai até sexta-feira, 13 de julho, são abordadas disciplinas relacionadas às funções do agente de trânsito; operações de trânsito; atendimento de acidentes e outras ocorrências; legislação especifica e primeiros socorros.

 

Cabo do Batalhão de Trânsito da PM, Jocimara Canhete, uma das instrutoras da capacitação, disse que o curso visa atualizar os profissionais sobre as atribuições junto ao trânsito. “A rotina da fiscalização evolui e temos conduta, comportamento e postura que devem ser observados para que o cidadão cumpra lei”, disse. Ela ressaltou que a população precisa estar sempre orientada no que diz respeito à legislação de trânsito. Profissionais da Agência de Trânsito de Ladário também participam do curso.

 

O agente municipal de trânsito

 

O agente municipal de trânsito existe para garantir segurança e o fluxo de veículos na cidade. Ele é autoridade máxima que orienta e fiscaliza o sistema viário. Este profissional tem a função de verificar a documentação de motoristas e veículos, orientar os pedestres, aplicar multas e advertência aos infratores e sinalizar e controlar o fluxo de veículos. Para o desempenho de sua função o agente de trânsito utiliza sinais sonoros e gestos de braços que orientam e disciplinam o tráfego. A principal função do agente é a orientação e ação preventiva, garantindo a segurança de todos.

Skip to content