Município encaminhou mais de 150 pacientes para cirurgia de catarata

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou 152 pacientes para atendimento na Caravana da Saúde, realizada em Campo Grande. Após triagem, 125 foram submetidos à cirurgia de catarata e um paciente fez a cirurgia de pterígio. Além disso, 33 passaram por cirurgias de YAG Laser (é uma técnica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor).

 

A Central de Regulação do Município coordenou as ações encaminhando os pacientes e acompanhantes de ônibus para a Capital do Estado. Os pacientes tiveram acompanhamento de servidores ao longo do trajeto e suporte de uma equipe que fica em Campo Grande para o atendimento.

 

“Os pacientes tiveram local para pernoite e refeição, uma vez que a triagem acontecia num dia e as cirurgias no outro. Por conta disso, necessitavam de suporte para transporte e orientações no local do mutirão, pois a quantidade de pessoas era grande, uma vez que todos os municípios do Estado enviaram seus pacientes”, disse a coordenadora da Central de Regulação, Mariluce Gonçalves Leão.

 

Gerente de Regulação, Maurílio Duran, explicou que o Município “procurou entrar em contato com todos os pacientes que estavam na nossa lista de espera para a cirurgia. Todos que foram contactados e tiveram a disponibilidade de viajar, com certeza, já estão se recuperando e enxergando melhor, pois aproveitaram a oportunidade de fazer uma cirurgia que é rápida e traz enorme melhora na qualidade de vida”, concluiu.

 

As cirurgias foram realizadas de 26 de junho a 06 de julho. Os retornos acontecem até 06 de agosto.

Skip to content