Município valoriza trabalho da agricultura familiar com 2ª FESTAF

O prefeito Marcelo Iunes participou da 2ª Festa da Agricultura Familiar (2ª FESTAF) realizada na Escola Eutrópia Gomes Pedroso, no assentamento Tamarineiro, na sexta-feira, 13 de julho. Para o chefe do Executivo Municipal, a FESTAF é um importante instrumento de visibilidade para o trabalho e produção das famílias que vivem nos assentamentos rurais de Corumbá.

 

Iunes destacou que o Município trabalha a formalização de parceria para aquisição da produção dos assentados pela Prefeitura, para que possam ser utilizados, por exemplo, na merenda escolar das unidades de ensino da Rede Municipal. “Estamos publicando chamamento para convênio com a Secretaria Municipal de Educação para que as famílias de assentados possam vender sua produção para a Prefeitura, para a merenda das escolas municipais. A iniciativa motiva, os assentados vão produzir com a com certeza da comercialização”, ressaltou o prefeito.  

 

De acordo com o chefe do Executivo corumbaense, a ampliação da possibilidade de escoar a produção, resultará no consequente aumento do que é produzido. “Quanto mais recursos tiverem, maiores serão as possibilidades de investimento e maio será a produção dos nossos assentados. A Prefeitura é parceira”, afirmou o prefeito destacando também o apoio dos vereadores de Corumbá às famílias de assentados rurais.

 

Marcelo Iunes ressaltou o trabalho realizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar. “Mostra que a Prefeitura está ao lado dos assentados. Essa Feira hoje (FESTAF) é muito importante, fundamental para estas famílias”, afirmou.

 

Para o secretário Especial de Agricultura Familiar, Mohamad Abdallah, a 2ª FESTAF “mostrou tudo o que é produzido nos assentamento e levou informação e conhecimento às famílias assentadas, estimulando a agricultura familiar em todo o município de Corumbá”, avaliou. 

 

Além da exposição e comercialização da produção, a 2ª FESTAF levou informações para as famílias de agricultores familiares dos assentamentos rurais de Corumbá. O dia foi repleto de palestras, apresentações e exposições de produtos da agricultura familiar. A Fundação de Turismo apresentou o tema “Importância da Produção Artesanal de Alimentos Tradicionais para o Turismo”. A Rede Feminina de Combate ao Câncer promoveu um bate-papo sobre “Mitos e Verdades Sobre o câncer”, com a mediação do médico Antônio Godoy da UNACON. 

 

A EMBRAPA/Pantanal apresentou a palestra com o tema “Biofortificados”. Integrantes do Projeto Rondon levaram ações que destacaram as potencialidades turísticas e produção sustentável. Houve ainda participações do Grupo Votorantim com a PVE (Parceria Votorantim pela Educação) e Polícia Militar Ambiental e Agraer. Também foram oferecidos diversos serviços por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação do Meio Ambiente, PROCON e Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos que fez p Cadastro do ID Jovem, Oficina de Grafitagem, oficina de Penteado Afro e diversas outras ações.

Skip to content