Roda de conversa, no dia 25, lembra Dia Internacional da Mulher Negra

A passagem do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha – celebrados em 25 de julho – será lembrada em Corumbá com a realização de um amplo debate para conscientização sobre a realidade nacional em torno dessa questão.

 

O debate é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, e será realizado na sede do CRAS I, que fica na rua Cáceres, bairro Centro América, a partir das 14 horas desta quarta-feira, dia 25.

 

Coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Jocimar Alves de Campos, informou que a ação contará com palestras e roda de conversa sobre a situação da mulher negra no Brasil. Ele antecipou que o mesmo tema será discutido na quinta-feira, dia 26, no CRAS III, localizado no bairro Cervejaria.

 

A data

 

O dia 25 de julho celebra o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. A data foi criada em 1992, durante o primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.

 

Cerca de 200 milhões de pessoas que se identificam como afrodescendentes vivem na América Latina e no Caribe, e são as mais afetadas pela pobreza, marginalização e pelo racismo que atingem ainda mais as mulheres negras.

 

No Brasil, a data também é nacional, foi instituída pele lei nº 12.987/2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

 

Tereza de Benguela foi uma importante líder quilombola que viveu durante o século 18. Os quilombos eram formados por aldeias de escravos que fugiam das fazendas. Ela era casada com José Piolho, que chefiava o quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso. Quando o marido morreu, ela assumiu o comando da comunidade, revelando-se uma líder.

Skip to content