Atividades do Agosto Lilás começam nesta terça-feira, dia 7, na ACIC

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, inicia nesta terça-feira, 7 de agosto, a campanha “Agosto Lilás”. O evento começa às 18h30 no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), localizada na rua Delamare, 1088 – Centro.

 

“A abertura será nesta terça-feira, mas as atividades acontecem ao longo de todo o mês. Só que a gente também não trabalha apenas no mês de agosto, nós estamos atuando intensamente o ano todo”, afirmou a secretária especial da Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes.

 

“Esse ano a Lei Maria da Penha completa 12 anos e vamos divulga-la nas escolas e também nos terreiros da cidade. Vamos enfatizar bastante a Lei Maria da penha até porque acabou de acontecer um feminicídio que comoveu o País e gerou muita polemica, pois a advogada pediu ajuda e não foi socorrida”, continuou a primeira-dama.

 

Ela ressaltou a importância de toda a comunidade se envolver nessa questão. “A sociedade ainda é relutante quanto a isso, naquela frase antiga que em briga de marido e mulher ninguém mete a mulher. Precisamos entender que é preciso ajudar sim. Se, nesse caso, ela tivesse recebido ajuda de alguém talvez o final seria diferente. Quando a gente fala que é preciso meter a colher, não significa cuidar da vida dos outros, mas é para tentar salvar uma vida”, completou.

 

A campanha Agosto Lilás foi implantada oficialmente pelo Governo do Estado por meio da Lei 4969 e obteve adesão de todos os municípios. Em 2017, por indicação do vereador Manoel Rodrigues, a Lei Municipal 2583 busca difundir a Lei nas escolas da rede municipal e estadual. Desde a criação da Secretaria Especial, a Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres tem realizado palestras informativas em diversos locais. Neste ano, a novidade será o “Maria da Penha vai ao Terreiro”.

 

Serão promovidas rodas de conversas, entrega de folders, exibição de vídeos, debates e palestras. O Agosto Lilás tem a parceria do Conselho da Mulher, Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e das secretarias da Prefeitura de Corumbá.

Skip to content