Marcelo Iunes institui o Museu Municipal Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória

Considerando que é obrigação do Município promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, bem como do desenvolvimento da comunidade cultural regional, tanto por cooperação com a União e o Estado na proteção aos locais e objetos de interesse histórico e artístico quanto no incentivo à promoção e divulgação da história dos valores humanos e das tradições corumbaenses, o prefeito Marcelo Iunes instituiu o Museu Municipal Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória.

 

O Decreto 2.030 foi publicado no DIOCORUMBÁ dessa segunda-feira, 13 de agosto. No documento, o prefeito ressaltou que a memória da população corumbaense merece ser preservada por meio de ações concretas, de modo a fomentar a rica cultura que possui, bem como dar visibilidade à mesma.

 

 O Museu Municipal Casa do Dr. Gabi, que fica no imóvel localizado na rua Cuiabá, nº. 1.881, Centro, será gerido pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. Ainda conforme o Decreto 2.030, cabe à Fundação elaborar e publicar o regimento interno e o plano museológico, de acordo com a legislação em vigor e com os parâmetros estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus.

 

“Essa é mais uma grande conquista para a cultura corumbaense. Instituída oficialmente como Museu Municipal, a Casa do Dr. Gabi representa mais um ganho para a memória da nossa cidade, justamente na semana que em comemoramos o dia do Patrimônio Histórico”, afirmou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz

 

“A Casa do Dr. Gabi, que foi inaugurada em 2016, recebe muitos grupos de alunos, turistas e moradores da região. Ela conta a história de Gabriel Vandoni de Barros e da sua esposa, Dona Neta, ao mesmo tempo em que estimula o visitante a conhecer mais sobre a história, a arte e a cultura da região”, completou Joilson.

Skip to content