Corumbá celebra 196 anos da Independência do Brasil com desfile

Os 196 anos da Independência do Brasil foram celebrados na manhã desta sexta-feira, 07 de setembro, com o hasteamento da Bandeira Nacional, na praça da Independência, seguido pelo tradicional desfile cívico-militar na avenida General Rondon.

 

A solenidade de hasteamento da bandeira reuniu autoridades civis e militares e população. Os hinos Nacional e da Independência foram executados, em conjunto, pelas bandas do 6º Distrito Naval, da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e do município Manoel Florêncio, enquanto o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, hasteou o pavilhão nacional.

 

Na cerimônia na praça o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada Ricardo Piai Carmona, afirmou que o “Exército Brasileiro está sempre pronto para cumprir sua missão constitucional de defender a Pátria”. O general destacou ainda que a data reforça a democracia do país. O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, também participou da solenidade.

 

Após hastear o Pavilhão Nacional, o prefeito Marcelo Iunes, destacou que momentos da história de Corumbá se relacionam com a história brasileira, pelo fato de muitos acontecimentos importantes na História do Brasil ocorreram em solo corumbaense.

 

Iunes ressaltou a celebração conjunta da data pelo Município e Forças Armadas e reforçou que a Prefeitura tem na Marinha e Exército grandes parceiros na promoção do bem estar da população corumbaense. “Somos parceiros, quando a Prefeitura precisa, os militares do Exército e Marinha estão sempre a postos para ajudar ao município e sua população”, declarou.

 

Desfile

 

Após a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional teve início o desfile cívico-militar na avenida General Rondon. Dividido em duas partes, o desfile teve duração aproximada de 50 minutos.

 

Na primeira delas, desfilaram as Forças Armadas e Forças Auxiliares. A apresentação militar contou com a Guarda das Bandeiras Históricas com os pavilhões adotados pelo Brasil desde a chegada portuguesa, em 1500, até a proclamação da República, em 1889. A passagem dos militares contou com representações da Marinha; Exército; Força Aérea; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar Ambiental (PMA) e Guarda Municipal. Os militares ainda apresentaram as viaturas táticas utilizadas no cotidiano das ações de defesa dos rios e território pantaneiro e garantia da segurança pública dos moradores de Corumbá e Ladário.

 

Na apresentação civil, a Banda de Música Manoel Florêncio foi a primeira a passar pela Avenida. Representações de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) e Rede Estadual de Educação Infantil desfilaram em homenagem à Independência do Brasil. Também se apresentaram os Clubes dos Desbravadores e dos Aventureiros – entidades que promovem o Escotismo na região.

Skip to content