Equipes da Saúde participam de capacitações com o SENAR/MS

Parceria entre o SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Mato Grosso do Sul), o Sindicato Rural de Corumbá e a Prefeitura está proporcionando a capacitação de diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Só nesta semana são dois cursos acontecendo simultaneamente. No auditório da Prefeitura, a psicóloga Vanessa Oliveira está trabalhando técnicas para aperfeiçoar as competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o próximo para melhorar o desempenho pessoal e profissional.

 

A atividade terá total de 16 horas e é voltado para profissionais lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Outro objetivo é resgatar os valores e a autoestima dos participantes”, explicou a instrutora do SENAR. Para isso serão executadas dinâmicas de grupo, autoconhecimento e comunicação ativa.

 

Já no Centro de Saúde de Zoonoses (CCZ), servidores da Vigilância Ambiental, Controle de Vetores, Controle de Zoonoses e os profissionais do setor de limpeza estão participando do curso sobre manejo de crotalária e citronela no combate ao Aedes aegypti. Até a quarta-feira, 3, serão abordadas técnicas relacionadas ao cultivo de hortaliças folhosas.

O objetivo é, a médio prazo, fazer uma subestação de produção de citronela e crotalária e depois fazer o replantio em escolas, creches e até nos terrenos baldios. “Com a citronela podemos produzir o repelente caseiro, que é bem prático e funcional”, explicou Gracie Bastos, coordenadora do Centro de Controle de Vetores (CCV).

 

“Já a crotalária atrai a libélula, que é o maior predador do mosquito. Além disso, a libélula também deposita seus ovos em água limpa e parada e, quando essas larvas eclodem elas se alimentam das larvas do Aedes. Ou seja, elas são grandes auxiliares na luta contra a dengue”, completou Gracie. Os cursos também tem a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável

Skip to content