Fonplata: binário das ruas Cabral e Colombo tem empresa definida para obras

As obras e serviços de revitalização e desenvolvimento urbano para implantação de Binário Viário das ruas Cabral e Colombo, dentro das ações com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata) em Corumbá, já têm a empresa definida para sua execução. O extrato do contrato administrativo foi publicado na edição desta quarta-feira, 26 de setembro, do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOEMS).

 

Com vigência de 12 meses, e valor global de R$ 3.753.291,76 (três milhões, setecentos e cinquenta e três mil, duzentos e noventa e um reais e setenta e seis centavos), o contrato de execução traz a empresa Santa Luzia Engenharia e Construções LTDA como responsável pela obra.

 

Os binários (ruas paralelas que operam em sentido oposto) são vias preparadas para dar grande fluxo de mobilidade. É readequação de via já existente para que funcione com esse objetivo de mobilidade para fluir o trânsito. A criação do binário viário nas ruas Colombo e Cabral vai melhorar a mobilidade urbana da cidade. A rua Cabral também será contemplada com ciclovia que ficará integrada ao Parque Linear dos Ipês, que também vai ter ciclovia. Essa interligação de ciclovias vai criar uma malha cicloviária jamais existente na cidade.

 

“É a sequência das obras do Fonplata em Corumbá, como foi anunciado pelo prefeito Marcelo Iunes durante as comemorações dos 240 anos de fundação do município. O binário das ruas Colombo e Cabral vai melhorar muito o fluxo do trânsito na região central da cidade no sentido Leste – Oeste”, esclareceu o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla. O secretário disse também que a vencedora do certame “tem 10 dias para começar a obra, está informada do prazo e estamos no aguardo da mobilização da empresa”, completou.

 

Ametlla informou que Corumbá conta com quatro obras do Fonplata com execução autorizada. “Temos a revitalização da rua Porto Carrero junta com o recapeamento e pavimento das ruas do Conjunto Vitória Régia, no bairro Cristo Redentor; as ações no bairro Padre Ernesto Sassida e, agora, o binário da Cabral Colombo”, finalizou.


Fonplata

 

 O Município vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Com o empréstimo, será possível o financiamento de soluções para demandas urgentes associadas a deficiências de infraestrutura urbana e socioambiental.

 

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico, fomento do turismo e moradia para famílias que vivem em áreas de risco. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado.

Skip to content