Município inaugura unidade básica de saúde no conjunto Cravo Vermelho

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Doutor Walter Victório, no conjunto Cravo Vermelho, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 24 de setembro, pelo prefeito Marcelo Iunes. Já em funcionamento, a UBSF atende nos períodos matutino e vespertino.

 

O valor investido foi de R$ 710 mil em parceria da Prefeitura de Corumbá com os Governos Federal e Estadual.  A obra foi licitada em 2016 e concluída este ano. Os recursos foram provenientes do convênio nº 3179/2007 realizado entre o Município e o Ministério da Saúde.

 

Entregue em comemoração aos 240 anos da fundação de Corumbá, a Unidade de Saúde atenderá uma média de quatro mil pessoas – moradoras daquela região – com serviço humanizado; equipe de saúde completa e quadro de profissionais complementares.

 

Participando da cerimônia, Marcelo Freire Victório (filho do médico homenageado no nome da unidade), agradeceu a Prefeitura pela homenagem, classificada por ele como “muito justa”. Ele lembrou que “por mais de 40 anos”, o pai “serviu a população de Corumbá”.   

 

O secretário Municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite, ressaltou que a administração do prefeito Marcelo Iunes “não mede esforços para entregar serviços qualificados de saúde para a população. É mais um compromisso desta gestão com saúde de qualidade para a população”, disse ao pedir empenho dos moradores na preservação da unidade.

 

Presidente da Associação de Moradores do Conjunto Cravo Vermelho, Mauro Calonga, afirmou que os moradores estavam “ansiosos” pela inauguração do posto de saúde. Ele acredita que o espaço vai garantir “atendimento com muita dignidade” para a população do Cravo.

 

Com a entrada em funcionamento da unidade de saúde – das 07h às 11h e das 13h às 17 horas –, o prefeito Marcelo Iunes salientou que a população terá atendimento digno e de qualidade. O chefe do Executivo corumbaense ressaltou que a Unidade Básica de Saúde a principal porta de entrada da rede de saúde. NA UBS são oferecidos serviços de consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

 

Iunes destacou que os profissionais de saúde do Município “trabalham pelo bem estar da população” e agradeceu o apoio da Câmara Municipal “sempre disposta a apoiar as ações em prol do desenvolvimento de Corumbá e melhoria da qualidade de vida da população”. O prefeito também ressaltou a homenagem ao médico Walter Victório, falecido em agosto deste ano. “É mais do que justa esta homenagem, o doutor Walter dedicou sua vida a Medicina em Corumbá e agora será lembrado para sempre”, finalizou.

 

Participaram da solenidade o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva; o subsecretário municipalde Saúde, Fábio Mandu; o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Aguilar Leite; e os vereadores Cristóvão Rodrigues, Manoel Rodrigues e André da Farmácia.

Skip to content