Professores da Rede Municipal de Ensino escolhem livros didáticos para 2019

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião para a escolha do Livro Didático do PNLD, para o Ciclo 2019-2022 das escolas municipais. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Padre Ernesto Sassida CAIC, na segunda-feira, 03 de setembro, e contou com a presença dos Coordenadores Pedagógicos e professores que atuam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

 

O PNLD, Programa Nacional do Livro Didático é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, de forma regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital. 

 

A escolha foi feita nas escolas que possuem a modalidade de Ensino fundamental I, do 1° ao 5° ano e de Educação Infantil. Os gestores se reuniram com a equipe de professores, analisaram os livros, considerando discussões e concepções definidas no Projeto Politico Pedagógico da Escola, para o ensino e aprendizagem da 1ª etapa do Ensino Fundamental.  A participação dos professores neste processo foi fundamental para a aplicação desse instrumento na gestão das práticas de ensino. 

 

Segundo o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, “esse é um momento muito importante para a educação de nossa cidade. Todos os livros que chegaram  nas escolas para serem analisados já estão de acordo com a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com isso os professores têm a oportunidade de conhecerem melhor a Base e estudarem os livros. A Secretaria Municipal de Educação optou pela escolha unificada, para que o material escolhido seja adotado por toda a rede de ensino, pois quando o aluno trocar de escola dentro da rede municipal, ele não terá prejuízos quanto ao conteúdo”.  

 

Entre as novidades para o ciclo PNLD 2019 é que este será o primeiro ciclo de materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é que os materiais possam apoiar escolas no desenvolvimento de competências e novas habilidades. Outra inovação é que o PNLD oferecerá livros para os professores da etapa da Educação Infantil e para os professores do componente Educação Física. Além disso, os Manuais de todos componentes e etapas virão em um formato novo, mais adequado para a visualização dos professores. O PNLD 2019 ainda contemplará livros de Projetos Integradores, que são obras didáticas com propostas pedagógicas que integram no mínimo dois componentes curriculares.

 

Ainda a partir desta edição, todas as obras dos anos iniciais do Ensino Fundamental serão consumíveis, o que significa que os alunos não precisarão devolver os materiais.

Skip to content