Criadores do filme Corumbá Incrível participam de feira na Europa

Os produtores Marco Calábria e Bruno Nishino criadores do filme, institucional de Corumbá, premiado internacionalmente em 2015, para a marca Corumbá Incrível, utilizada pela Fundação de Turismo do Pantanal, foram convidados a participar da 11ª ART&TUR Factory que acontece em Portugal no final de outubro.

 

Segundo o diretor Marco Calábria, os portugueses ficaram encantados com a produção do vídeo institucional da cidade, “aquele filme nos rendeu bons frutos, foi escolhido como melhor filme em Língua Portuguesa, em um concurso internacional promovido na 8ª edição do ART&TUR.”

 

No começo desta semana, os produtores receberam convite, de um dos organizadores do festival, para participar de uma competição onde realizadores e produtores de 8 a 10 países terão que produzir um filme de 2 a 3 minutos, que são obrigatoriamente rodados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias de Xisto.

 

“A ideia é que realizadores de todo o mundo gravem e produzam pequenos filmes promocionais da região, que serão depois exibidos numa sessão especial. Essa iniciativa é inovadora, e um verdadeiro desafio, uma vez que vamos ter que criar, gravar, editar e finalizar um filme turístico em poucos dias”, explicou Calábria além de lembrar da troca de experiência profissional, “o conhecimento adquirido através do contato com pessoas de outras regiões do mundo, são de uma grandeza imensurável. Por fim, acredito que a visibilidade, para nós como film makers, em produzir mais um filme com dimensão internacional, faça com que tenhamos projeção no mercado, através do nosso portfólio e na nossa rede com grandes parceiros, como o Festival em si e os seus colaboradores”.

 

Foram convidados a participar desta competição realizadores e produtores de países como África do Sul, Brasil, Espanha, Holanda, Índia, Irão, Japão e Paquistão.


As equipes participantes na ART&TUR Factory ficarão instaladas de 19 a 27 de outubro, em Leiria em Portugal, na Aldeia Ruiva, no município de Proença-a-Nova. A partir desta residência artística, poderão escolher as aldeias para filmar, desde que sejam integrantes das redes Aldeias Históricas de Portugal ou Aldeias de Xisto.

 

Em comum, as equipes têm três dias para filmar, mais dois para editar e concluir os filmes. Estes serão apresentados ao público e ao júri do Festival no dia 25 de outubro, às 17h45. O vencedor da ART&TUR Factory será anunciado no dia seguinte, na Gala de Prémios ART&TUR 2018.


A ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, acontece em Leiria de 23 a 27 de outubro. 

Skip to content