Parceria leva serviços da Oficina Ortopédica Itinerante à Apae de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes conheceu os serviços da Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE). O caminhão para a realização dos atendimentos esteve na sede da APAE de Corumbá ao longo da última semana. A ação foi proporcionada por uma parceria firmada com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que teve como finalidade atender as pessoas com necessidades especiais.

 

A Oficina Ortopédica é uma unidade de saúde itinerante com o objetivo principal de promover o acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), calçados para pés neuropáticos, além de confecção de adaptações, ajustes e pequenos concertos nas órteses e próteses, já utilizados pelas populações que residem em locais sem acesso à oficina ortopédica fixa.

 

Instalada em um caminhão, a Oficina visa encurtar a distância e os gastos implícitos quando da necessidade de encaminharmos usuários ao CER/APAE de Campo Grande, proporcionando confortabilidade e a interação através do intercâmbio profissional, pois todas as orientações, dúvidas e sugestões ocorrem em tempo real.

 

O CER/APAE é uma unidade de saúde, credenciada ao SUS, cujo objetivo primordial é o atendimento integral as pessoas com deficiência física e intelectual. O campo de atuação é a Macrorregião de Saúde que engloba Corumbá e Ladário com ações voltadas à habilitação, reabilitação, dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção assim como o atendimento integral às pessoas ostomizadas.

 

Marcelo Iunes afirmou, durante a visita, que a parceria firmada pelo Município teve como objetivo ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas que necessitam de órteses e próteses através dos serviços da Rede de Atenção à Saúde. O chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva, acompanhou o chefe do Executivo Municipal. Milton Carlos de Melo, diretor administrativo da APAE de Corumbá, foi responsável por apresentar o serviço ao prefeito.

 

A instituição em Corumbá

 

A APAE de Corumbá completará 47 anos de existência no próximo dia 09 de novembro. A entidade foi fundada em 1971 pelo casal Antônio Pedro de Barros e Odilza Miranda de Barros. Eles perceberam a necessidade de atendimento qualificado devido ao nascimento de um filho.

 

São dois turnos de serviços voltados às pessoas com deficiência intelectual, porém devido aos agraves que a deficiência intelectual gera, causando outras deficiências múltiplas, a instituição acaba por atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 

A APAE oferece ainda unidade educacional, com educação infantil, além do ensino fundamental de 1º e 2º anos. Há também o atendimento clínico. São oferecidos tratamentos com psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais, além de atendimento médico. 

 

O objetivo principal da APAE é promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade.

Skip to content