Com Casamento Comunitário, Prefeitura celebra valorização da família

Numa cerimônia com tudo o que se espera de um casamento: recepção, cerimonial, fotografia, bolo, espumante, convidados, além da tradicionalíssima marcha nupcial, executada pela Banda de Música Manoel Florêncio, 73 casais oficializaram a união estável na noite do sábado, 17 de novembro, durante a realização da décima terceira edição do Casamento Civil Comunitário, no Centro de Convenções Miguel Gomez.

 

O Casamento Civil Comunitário, de iniciativa da Prefeitura Municipal de Corumbá, é realizado pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e permite a oficialização do matrimônio de casais que já vivem em regime de união estável.

 

Alguns casais se apresentaram a caráter, a noiva de véu e grinalda, e o noivo, de terno e gravata. Em todas as situações nervosismo; ansiedade e emoção foram a tônica dos casais. Foi, definitivamente, um dia especial para os quase 150 homens e mulheres que ali celebraram a oficialização da união.

 

“É uma união de bastante tempo que estamos oficializando hoje. Desde o namoro são 54 anos. É uma emoção porque era um sonho e agora, através do casamento comunitário, estamos realizando. É uma vida nova, com tudo formalizado vamos partir para o religioso”, disse a noiva Maria Auxiliadora de Carvalho Moreira, ao lado do noivo Eduardo Victório.

 

Juntos há uma década, o casal Danieli de Souza e Anderson Duarte oficializou a união na cerimônia da noite de sábado. “Vivemos juntos há 10 anos e achamos que este era o momento de casarmos. Estamos muito felizes, é uma nova vida, com certeza, muda tudo”, disse a noiva.

 

Para a primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, permitir que famílias, já constituídas, celebrem o casamento é um momento de bastante emoção para todos. “É momento único, de realização de um sonho dessas famílias. Preparamos essa cerimônia há três meses e ver a celebração das famílias, noivas e noivos é gratificante e emociona bastante”, disse.

 

Acompanhando a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal e deputado estadual eleito, Evander Vendramini, destacou que o Casamento Civil Comunitário é de “fundamental importância” para todos os casais que “tiveram a união reconhecida de forma legal”.

 

O prefeito Marcelo Iunes classificou a cerimônia como um gesto de valorização da família. “Ficamos felizes simplesmente por ver a felicidades das 73 famílias que legalizaram a união hoje. Muitos já vivem juntos e é importante a Prefeitura proporcionar um momento feliz para esses casais. Ficamos gratos em ter a oportunidade de fazer isso. É uma alegria que jamais esquecerão”, finalizou o chefe do Executivo corumbaense.

Skip to content