Por conta da Black Friday, a Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Corumbá) orienta consumidores, do município, a adotarem os mesmos cuidados que tomam quando realizam compras fora de período promocional.
A Black Friday, que neste ano acontece na sexta-feira, 23 de novembro, é a data de promoções um mês antes do Natal. É um dia depois do ‘Dia de Ação de Graças’ nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.
“Os consumidores devem tomar os mesmos cuidados de quando se faz qualquer compra. O maior número de reclamações na Black Friday é de propaganda enganosa, muitos comércios acabam subindo um pouco o valor dos produtos para depois oferecer um desconto maior. O consumidor deve ficar atento a essa prática”, disse o diretor-executivo do Procon Corumbá, Alexandre Vasconcellos. Ele alertou que os produtos vendidos durante esse período de promoções continuam cobertos por garantias legais. “Não existe porque está sendo comercializado de forma promocional não ser assistido por garantia contratual e legal”, esclareceu.
Ainda de acordo com o diretor do Procon, é fundamental que consumidores atentem também para “formas de pagamento, juros empregados, opções de parcelamento, compras com cartão e evitar sites não confiáveis. O site deve ter endereço e telefone físico, CNPJ. O consumidor deve ficar atento a isso para não cair em situação de fraude”, afirmou Vasconcellos.
Para identificar sites confiáveis, podem ser acessados os endereços eletrônicos www.consumidor.gov.br e http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php, do Procon de São Paulo.
A sede do PROCON Corumbá fica na rua 7 de Setembro, número 222, entre as ruas 13 de Junho e Delamare, no Centro de Corumbá. O atendimento vai das 07h30 às 13h30. O telefone é o 3907-5431.