Corumbá celebra Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado no sábado, 1° de dezembro, foi comemorado em Corumbá com uma mobilização no Jardim da Independência, numa ação da Prefeitura de Corumbá através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

 

O evento que se estendeu por toda a manhã, marcou os trinta anos de luta contra a AIDS em todo o mundo, mediante a realização de diversas campanhas contra o preconceito e a estigmatização que a AIDS ainda tem nos dias de hoje.

 

Hoje em Corumbá, a Secretaria de Saúde atende a quase trezentos pacientes em toda a rede, segundo o secretário municipal de saúde, Rogério Leite, a importância do Projeto iniciado na atual gestão de dar apoio e formatar uma condição de serviço, possibilitou mais acessibilidade ao diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento com uma equipe de saúde especializada no assunto. “É ainda um tema que causa muito preconceito, mas felizmente, quando contratamos o Dr. Hilton, infectologista especialista na área, demos um gigantesco passo para amenizar e tentar dar dignidade ao paciente que passa por esse momento extremamente difícil”, afirmou o secretário.

 

Hilton Luiz Alves Filho, é médico infectologista do Centro de Saúde João de Brito que coordena as ações no Município e orienta a população que faça os testes anuais ou pelo menos de seis em seis meses para quem tem uma vida sexual ativa. Hoje, a Prefeitura descentralizou o diagnóstico realizando testes em toda a rede Municipal de Saúde, nos Postos de Saúde da Família. Hilton ressalta que a prevenção continua a ser o melhor remédio assim como o diagnóstico precoce, “Não temos dúvida, esse é o grande remédio: prevenção e diagnóstico precoce. Essa combinação salva vidas e possibilita maior atuação do poder público em todos os estágios da doença”.

 

Para Márcio Kalango, coordenador de Políticas Públicas para LGBT da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a conscientização é a principal atividade a ser desenvolvida em todo o processo “A Coordenadoria vem desenvolvendo várias atividades com esse objetivo. Realizamos blitz com distribuição de preservativo masculino, feminino e gel e outras ações”.

Skip to content