Corumbá lança livro com entrevistas feitas por alunos da REME

Lançado na manhã do sábado, 08 de dezembro, o livro “Corumbá na vida sonhada, na vida vivida e na vida contada por seus moradores”. A publicação faz parte de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Votorantim Cimentos e Museu da Pessoa. A obra é resultado do trabalho de educadores e alunos que participam das ações educativas promovidas pelo Museu da Pessoa em 2018.

 

“Faz parte do projeto ‘Todo lugar tem uma história para contar – construindo nossa história com amor’. Foi um trabalho com as crianças no dia a dia escolar, e elas escolheram quem queriam entrevistar”, disse o secretário Municipal Genilson Canavarro de Abreu. A iniciativa envolveu 18 escolas da Rede Municipal de Ensino (REME). O livro, com 56 páginas, traz entrevistas- ilustradas pelos próprios alunos – com 23 personalidades corumbaenses que contam suas respectivas trajetórias de vida.

 

A obra traz trechos da entrevista que o prefeito Marcelo Iunes concedeu em 21 de agosto aos alunos do 3° ano A, da escola Rachid. Naquela oportunidade, o chefe do Executivo Municipal foi até o estabelecimento de ensino para ser sabatinado pelos alunos.

 

Sob a coordenação da professora Eliney Andrade, os alunos (na faixa etária entre 7 e 8 anos de idade) elaboraram 20 perguntas para o prefeito. Os questionamentos abordaram como foi a infância do prefeito; a importância dos pais e da família na vida dele; os estudos e a chegada à política.

 

“Esse projeto também é um incentivo à leitura para nossos alunos. Se você não lê não consegue interpretar, produzir, não consegue questionar, ser crítico, ser uma pessoa mais consciente dos fatos”, completou o secretário de Educação.

 

O projeto e o Museu

 

O Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, é uma oportunidade para que os moradores resgatem a história local sob sua própria ótica, criando um acervo que pode ser acessado pela internet.  

 

Fundado em São Paulo em 1991, o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados.

Skip to content